25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 07 de Outubro de 2012, 09:28 - A | A

Domingo, 07 de Outubro de 2012, 09h:28 - A | A

Candidatos desrespeitam legislação eleitoral e jogam santinhos nas ruas de Várzea Grande

por Thaiza Assunção/VG Notícias

 

Santinhos de diversos candidatos a vereador de Várzea Grande foram flagrados pela reportagem do VG Notícias na manhã deste domingo (07.10) no maior colégio eleitoral da cidade,  Escola Estadual Fernando Leite de Campos. As principais avenidas da “Cidade Industrial” também se encontram sujas, fruto de campanhas sem consciência social.

A veiculação de propaganda eleitoral por meio impresso somente era permitida até as 22h de ontem (06.10) - dia anterior à votação. Mesmo assim, muitos candidatos sujam a cidade durante a madrugada, na tentativa de influenciar o voto do eleitor indeciso.

No dia da eleição, divulgar qualquer propaganda de partidos ou candidatos é crime e a pena é de detenção de seis meses a um ano e pagamento de multa no valor entre R$ 5,3 mil e R$ 15,9 mil. Ainda, conforme o Tribunal Regional Eleitoral, os infratores, caso eleitos, podem ter o mandato cassado.

De olho – 72 câmeras de vigilância do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) foram instaladas próximo de boa parte dos locais de votação de Várzea Grande e Cuiabá, e facilitar a identificação dos infratores.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TRE, Jorge Tadeu Rodrigues, as imagens captadas pelas câmeras do CIOSP poderão ser utilizadas como provas nos processos criminais para responsabilizar cabos eleitorais e candidatos que promoverem o derramamento de materiais gráficos de campanha pela cidade. “Os processos criminais decorrente do desrespeito à Campanha Cidade Limpa podem resultar na cassação de mandatos de candidatos”, alertou o magistrado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760