25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015, 08:52 - A | A

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015, 08h:52 - A | A

Caminhoneiros bloqueiam rodovia em MT e alegam prejuízos com fretes

Transportadores alegam que houve redução de 25% no valor do frete.

G1.com

Contrários à redução do valor do frete, um grupo de caminhoneiros bloqueou, neste feriado de Quarta Feira de Cinzas (18), dois trechos da BR-163, no município de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, em protesto. A interdição começou às 8h30 [9h30 no horário de Brasília], de acordo com a concessionária Rota do Oeste, responsável pela administração da rodovia. Houve redução de 25% no valor do frete em relação ao ano passado, segundo o setor.

Conforme o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso, Miguel Mendes, a orientação é que os caminhoneiros não aceitem fazer frete com destino à região norte do estado durante o protesto. "Queremos mostrar ao governo estadual e federal que tem uma crise instalada no setor", afirmou.

Ele informou que a categoria quer que o governo de Mato Grosso proíba fretes por parte de agenciadores de cargas e 'tradings' [empresas exportadoras de soja], com valores abaixo da lista de preços mínimos de fretes. "O governo faz o apanhado do preço de frete feito no estado e divulga a tabela. Na hora do carregamento, a cobrança do ICMS [Imposto obre Circulação de Mercadorias e Serviços] ocorre em cima dessa pauta que ele divulga e não do valor da mercadoria. Normalmente, esses valores são bem maiores do que o que está sendo praticado", declarou ao G1.

A tarifa não consegue cobrir nem mesmo os custos operacionais, segundo ele. "Estão todos trabalhando com prejuízos. Além disso, a categoria cobra a redução da alíquota de ICMS sobre o óleo diesel, de 17% para 12%. A justificativa para esse pedido é a alta recente no preço dos combustíveis. "Com isso, reduzimos os prejuízos", pontuou. Segundo ele, os transportadores não conseguem repassar o aumento dos custos para o preço cobrado pelo frete.

No ano passado, com a redução do IPI, segundo Mendes, houve incentivo para quem não era do segmento ingressar no setor e quem investiu estaria aceitando trabalhar por um preço abaixo do custo para pagar pelo menos a parcela dos veículos.

A previsão é que seja liberada às 11h, com retorno às 13h. Depois, ficará fechada até as 18h, de acordo com o presidente da associação. A manifestação é feita por caminhoneiros de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, a 269 e 360 km da capital. Os dois municípios são grandes produtores de grãos.

A concessionária informou que encontram-se bloqueados no km 686, em Lucas do Rio Verde, e no km 593, em Nova Mutum.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760