O Acidente Vascular Cerebral (AVC) que acometeu a moradora de Várzea Grande, Katinayane Zolin, 19, pode estar ligado ao alto nível de estresse que a jovem está passando nas vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), afirmou um primo da estudante.
De acordo com Madiano Marchetii, a estudante que sonha em ser médica, se preparava para as provas neste fim de semana, deu entrada no Hospital Jardim Cuiabá na última terça-feira (02.10) com Acidente Vascular de Tronco Encefálico, um tipo de AVC raro.
“A Kati começou a apresentar os sintomas na noite de terça-feira e foi encaminhada para uma unidade médica, onde foi solicitada uma ressonância magnética. Os médicos recomendaram que ela voltasse para casa e ficasse em repouso. No entanto, depois de voltar para casa, ela continuou sentindo fortes dores e já estava com o lado direito do rosto paralisado. Agora ela se encontra internada em estado de coma”, explicou o primo.
Segundo ele, os médicos ainda não sabem o motivo de uma menina tão jovem e saudável estar passando por isso. Mas há suspeitas.
“Até agora algumas suspeitas foram levantadas. Devido ao uso de anticoncepcional, a Kati ficou com problemas nos rins e passou a tomar um medicamento recentemente. Mesmo que Kati nunca tenha tido problemas com pressão alta, os médicos também suspeitam que o AVC possa estar ligado a níveis de estresse muito altos, uma vez que ela anda muito ansiosa e estressada por conta do ENEM. Há alguns anos, ela vem se preparando para o exame para tentar realizar seu sonho de entrar na faculdade de Medicina”, conta.
O jovem ainda reforçou o pedido de ajuda financeira a família de Kat, que não poder arcar com altas despesas.
“Até o momento, elas já possuem uma conta de R$1.500,00 pela ambulância e R$3.000,00 com os gastos dos primeiros atendimentos no hospital particular antes da transferência da Kati para um hospital público. Além disso, minha tia está tendo que comprar remédios e fraldas. Essa conta é muitas vezes a soma do salário da minha tia e da minha avó, que é aposentada”.
A jovem está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá.
Doações podem ser feitas para a conta abaixo:
Vilma A. Silva
Banco do Brasil (001)
Agência: 2963-7
Conta Corrente: 29318-0
Cpf: 580.987.551-34
Obs: À medida em que as doações forem sendo feitas, eu irei adicionar edições com o valor arrecadado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).