Cerca de um ano após a primeira denúncia feita pelo , os moradores da rua Moisés, no bairro Paiaguás, em Várzea Grande, continuam enfrentando problemas graves com esgoto a céu aberto e falta de pavimentação asfáltica na região. Leia matéria relacionada - Moradores de Várzea Grande denunciam presença de esgoto a céu aberto e ausência de pavimentação
Em relato ao na manhã desta sexta-feira (07.03), Maíse - mesma denunciante de abril de 2024 - afirmou que os moradores enfrentam diversos problemas na região, mas o esgoto a céu aberto segue sendo o pior deles.
“Além da falta de água constante, buracos e terrenos baldios cheios de mato sendo criadores de mosquito da dengue, temos que pular um rio de esgoto para entrar em casa. Já reclamamos e nada de virem arrumar. Estamos à mercê”, desabafou Maíse.
Nas imagens enviadas à redação é possível ver que o esgoto segue praticamente pela rua inteira e está localizado em frente as casas, atrapalhando no tráfego da população e de veículos. Veja vídeo no final da matéria
Outro fator agravante na situação é a proliferação de doenças no local. Destacando-se que atualmente o Estado já registrou mais de três mil casos de dengue e cerca de 18 mil casos de chikungunya – 22 pessoas morreram, sendo três em Várzea Grande.
Segundo Maíse o problema foi ‘parcialmente resolvido’, mas o reparo durou somente um mês e tanto os moradores quanto a presidente do bairro já foram à Prefeitura pedindo que a situação sanada.
“Da primeira vez fizeram um reparo, mas não demorou um mês para o esgoto começar a jorrar novamente. Tanto nós moradores quanto a presidente do bairro já cobramos da Prefeitura e nada deles virem arrumar de vez”, explicou.
A situação se agrava na época de chuva, quando o esgoto transborda e dificulta ainda mais a entrada dos moradores em suas residências. “Aqui está um rio de esgoto, quando chove transborda e fica mais difícil entrar em casa”.
Maíse afirmou ainda que em janeiro deste ano equipes do DAE/VG estiveram no local, tiraram fotos da situação e foram embora em seguida. Quase três meses da visita, nada mudou na região.
Outro lado
Na época, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) afirmou que não era responsável pelo esgoto da região e atribuiu a responsabilidade à Prefeitura. Já em relação ao asfalto, a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo havia afirmado que a pavimentação começaria em junho – de 2024.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo afirmou que foi solicitada com urgência a recuperação das vias no bairro Paiaguás. Os engenheiros já foram enviados ao local para realizar um levantamento técnico. As obras devem começar em abril, com a redução das chuvas. Confira nota no final da matéria
Até o fechamento da matéria não havia um posicionamento do DAE/VG. Espaço segue aberto para manifestações.
Nota Secretaria Municipal de Viação, Obras
Nota Oficial da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande informa que, por determinação da prefeita Flávia Moretti, foi solicitada urgência na recuperação da vias no bairro Paiaguás . Os engenheiros da Secretaria já estão no local realizando o levantamento técnico preliminar para definir as melhorias necessárias.
Os serviços previstos incluem:
• Correção de guia e sarjeta;
• Ampliação da drenagem pluvial;
• Reestruturação da terraplanagem do local;
• Nova pavimentação da via.
A empresa responsável, que já possui contrato vigente para serviços de recapeamento, foi acionada e iniciará a mobilização em abril. Com a redução das chuvas, as equipes serão direcionadas para atender às demandas do bairro Paiaguás. A administração municipal acompanhará de perto o andamento dos trabalhos, garantindo a execução eficiente das melhorias.
Leia também - Abilio Brunini afirma que Prefeitura não permitirá construção de PCHs no Rio Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).