O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, publicou uma portaria autorizando a implantação do sistema de monitoramento das fronteiras do Estado, por meio do Programa Vigia. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta quinta-feira (05.03).
“Autorizar o emprego da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública em apoio à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, em caráter episódico e planejado, nas operações de enfrentamento às organizações criminosas e aos crimes transfronteiriços e de divisas naquele Estado, por meio da implementação do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras - VIGIA (Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia)”, diz trecho da portaria.
Na publicação consta que a operação integrada será devolvida em Mato Grosso enquanto durar o Programa Vigia.
Sobre o Vigia - O Programa Vigia faz parte dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e é executado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi).
Entre as linhas de atuação do programa estão operações integradas; aquisição de equipamentos; capacitações e bases operacionais com integração de sistemas. O objetivo é aumentar a fiscalização e a repressão contra os crimes transfronteiriços, como contrabando, tráfico de drogas, armas e munições.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).