A senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) apresentou proposta de lei para alterar a Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), com objetivo de tornar optativa a contribuição sindical. De acordo com a senadora, o desconto na folha de pagamento não deve ser obrigatório, considerando que muitos trabalhadores não se sentem representados pela própria corporação. “Se eles não querem pagar, não pode ser obrigatório”, reitera.
Além disso, caso a proposta seja aprovada, o pagamento deverá ser realizado por meio de boleto bancário.
Ela acredita que a vontade individual do trabalhador deve prevalecer, para que, dessa maneira, os sindicatos mais atuantes sejam fortalecidos. “Muitos sindicatos vivem disso e não representam suas categorias. Muitas vezes eles fazem política, e não fazem realmente o que necessita à categoria. Então, aquele sindicato que realmente trabalha, ele tem que ter seus associados contribuindo voluntariamente”, acrescenta.
O projeto retoma a medida provisória 873/2019 que perdeu a validade por falta de votação e tem como relator o senador Paulo Paim (PT/RS). A proposta será votada ainda pela Comissão de Assuntos Sociais. (Com Senado Federal)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).