06 de Agosto de 2025
06 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
06 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Brasil Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 09:38 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 09h:38 - A | A

COMUNICADO

WhatsApp bane 6,8 milhões de contas ligadas a golpes: "Exploram ansiedade econômica"

Empresa diz que criminosos têm usado múltiplas plataformas

Lucione Nazareth/VGN

O WhatsApp anunciou o banimento de mais de 6,8 milhões de contas associadas a centrais criminosas que aplicavam golpes pela internet. A medida faz parte de uma série de ações da empresa para combater fraudes e proteger usuários em todo o mundo. As contas foram bloqueadas nos primeiros seis meses deste ano, antes mesmo de serem usadas ativamente pelos golpistas.

Segundo a plataforma, os criminosos operam de forma coordenada e usam diversas ferramentas digitais para dificultar a detecção, migrando entre aplicativos como SMS, Telegram, TikTok, criptomoedas e até o ChatGPT, com o objetivo de enganar usuários por meio de esquemas como pirâmides financeiras, falsos investimentos e promessas de dinheiro fácil.

Em uma operação recente, o WhatsApp, a Meta e a OpenAI detectaram uma campanha de golpes originada no Camboja. Os golpistas usavam o ChatGPT para criar mensagens atrativas com links para o WhatsApp, levavam as vítimas ao Telegram e, em seguida, pediam que elas curtissem vídeos no TikTok. Como parte do golpe, os criminosos simulavam lucros gerados e, depois, exigiam depósitos em criptomoedas para liberar os supostos rendimentos.

Novas ferramentas de segurança

Como parte das ações preventivas, o WhatsApp está lançando novas ferramentas para dificultar a atuação dos golpistas:

Resumo de segurança em grupos: agora, quando uma pessoa que não está nos seus contatos adiciona você a um grupo, o WhatsApp mostrará um resumo com informações sobre o grupo, permitindo sair sem precisar visualizar a conversa. As notificações também ficarão silenciadas por padrão.

Alertas em mensagens individuais: a empresa está testando recursos que mostram mais informações sobre contatos desconhecidos, incentivando os usuários a fazerem uma pausa antes de interagir com possíveis golpistas.

Golpes exploram ansiedade econômica e emoções

A empresa alerta que golpistas exploram a ansiedade das pessoas com promessas de retorno financeiro rápido ou cobranças falsas, tentando gerar medo ou senso de urgência. Esquemas como “ganhos por curtidas”, investimentos falsos e pirâmides digitais são comuns e podem começar com uma simples mensagem de texto, passando por redes sociais e aplicativos de mensagem até chegar a plataformas de pagamento.

Dicas do WhatsApp para se proteger de golpes

A plataforma recomenda que os usuários sigam três passos simples para se proteger:

Pare e pense: desconfie de mensagens suspeitas, especialmente se vierem de números desconhecidos.

Questione: pergunte se a oferta faz sentido, se parece exagerada ou se há pressão para enviar dinheiro ou códigos.

Verifique: se alguém diz ser conhecido, tente confirmar sua identidade usando outro canal de comunicação, como uma ligação.

Essas medidas fazem parte do esforço contínuo do WhatsApp para tornar o ambiente digital mais seguro, especialmente diante do aumento das tentativas de golpe e da sofisticação das estratégias criminosas.

Leia Também - Obra de drenagem interdita meia pista da Av. Mato Grosso a partir desta quarta-feira (06)

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760