O Brasil irá repassar experiências adquiridas durante a preparação para a Copa do Mundo em 2014 ao Catar, que sediará o mundial em 2022. De acordo com o memorando assinado em outubro pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e publicado na edição desta sexta-feira (13.12) do Diário Oficial da União, a parceria entre os dois países terá a duração de três anos.
Tópicos como gestão e organização de grandes eventos internacionais; participação de pequenos e médios negócios nos grandes eventos internacionais; programas desenvolvidos pelas cidades sedes; estratégias de sustentabilidade; inovações tecnológicas; políticas de combate à violência e ao racismo nos estádios; facilidade para o intercâmbio esportivo para pessoas com necessidades especiais; cooperação no combate ao doping na área médica esportiva; troca de experiências no domínio da gestão e manutenção de instalações desportivas, foram considerados assuntos prioritários para os dois países.
Ainda de acordo com o documento, a troca de experiências entre Brasil e Catar poderão ocorrer de seis maneiras, como através de visitas às cidades que sediaram os jogos da Copa de 2014, entre elas: Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus.
A troca de informações será feita de acordo com as respectivas leis nacionais.
Apesar do prazo de três anos ter sido estipulado, este poderá ser renovado automaticamente por igual período, a menos que um dos países notifique a interção de acabar com a parceria com pelo menos seis meses de antecedência.
O memorando assinado em Doha, em 28 de outubro deste ano possui ainda a assinatura do vice primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed Bin Abdulrahman Al Thani.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).