O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (04.09) relatório do Pix que prevê a implementação do sistema de pagamento “automático” sem precisar estar conectado à internet. Além disso, o documento traz projeções para o futuro como a utilização do Pix para pagar pedágios rodoviários, estacionamentos e bilhetes de transporte público.
Conforme o relatório, até dezembro de 2022, 11,9 milhões de pessoas jurídicas já haviam feito ou recebido pelo menos um Pix, o que equivale a aproximadamente 67% das instituições com relacionamento bancário.
As empresas que mais utilizaram o Pix para recebimento de valores, segundo sua classificação na divisão CNAE,24 são provenientes principalmente do comércio varejista e, em menor escala, dos serviços de escritório e apoio administrativo, atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas, alimentação e atividades auxiliares de serviços financeiros e afins, como seguros e previdência complementar. As empresas que mais realizaram pagamentos por meio do Pix são majoritariamente provenientes do setor de comércio varejista, o que demonstra que essa atividade é a que mais vem utilizando o Pix para seus pagamentos e recebimentos.
Sobre inovações do Pix, o Banco Central prevê a implantação do Pix Automático em que permitirá a realização de pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador, sem a necessidade de que o usuário autentique a transação a cada mês.
“Essa funcionalidade, trará maior facilidade para a realização de pagamentos recorrentes, eliminando a necessidade de o usuário pagador ter que agendar e/ou efetuar o pagamento a cada transação individualmente, minimizando, assim, o risco de que o pagamento não seja realizado por esquecimento do pagador, e que este incorra em custos com multas e juros pelo atraso”, diz documento.
A instituição espera que novo modelo de Pix seja utilizado por empresas concessionárias de serviço público e por empresas que ofertem produtos ou serviços que demandem pagamentos recorrentes, como instituições de ensino, academias, clubes de assinatura (on-line e offline), serviços de streaming, planos de saúde, seguros, administradores de condomínios, clubes, portais de notícia, operações de crédito, entre outros.
“Apesar de as especificações e o desenvolvimento desse novo produto estarem previstos para acontecer ao longo de 2023, estima-se que o seu lançamento ocorrerá em 2024”, sic relatório.
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