17 de Junho de 2024
17 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Segunda-feira, 18 de Abril de 2022, 21:19 - A | A

Segunda-feira, 18 de Abril de 2022, 21h:19 - A | A

por Sonia Mazetto*

Dia 16 de abril – Dia Mundial da Voz

por Sonia Mazetto*

No dia 16 de abril comemoramos o Dia Mundial da Voz, e neste ano a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) lançou uma campanha que vai além das características físicas do aparelho vocal. Com o tema “A sua voz importa” a instituição aproveitou para falar sobre empoderamento, defesa de direitos, busca por um lugar na sociedade.

Afinal, a voz possui esse poder. Ela é uma importante ferramenta para nos expressarmos como cidadãos e merece ser ouvida e respeitada. Esse também é um papel da fonoaudiologia e das terapias integrativas: ajudar pessoas a terem voz de destaque na sociedade.

Muitos pensam que a preocupação com o aparelho vocal deva ser exclusiva para profissionais da voz como cantores e palestrantes, ou ainda mesmo por aqueles que já possuem alguma patologia. A verdade é que a saúde vocal deve ser uma preocupação de todos e ela começa pelo cuidado com o bem estar do organismo, uma vez que nós possuimos duas identidades: a digital e a espectral vocal.

A nossa voz é única e é uma identidade muito clara do nosso estado emocional. Quando o organismo não está bem, a voz revela pela maneira como é produzida.

Por isso, na aromaterapia orientamos o uso de três óleos essencias para quem almeja alcançar ou manter uma voz saudável. Os óleos essenciais são ferramentas para a melhoria da performance vocal.

A lavanda é um relaxante natural e melhora a qualidade do sono. Um sono regulado interfere diretamente na qualidade vocal, atuando sobre a potência e o timbre.

O limão siciliano estimula a produção de serotonina e dopamina. Ele promove sentimento de bem estar e felicidade e também atua como detox natural.

O terceiro óleo é o hortelã pimenta, peppermint. Ele vai atuar diretamente nas vias aéreas superiores melhorando a oxigenação. É um óleo para ser utilizado antes de uma palestra, uma apresentação oral, por professores prestes a dar aula, por cantores prestes a fazer um show.

Cuidar da voz não é um privilégio exclusivo de profissionais da área. Cuidar da voz é preparar as pessoas para que elas tenham espaço para expressar suas opiniões. Cuidar da voz é manter um equilíbrio físico, emocional e energético.

*Sonia Mazetto, é fonoaudióloga, professora de canto e regente do Coral Mato Grosso e presidente do Sindicato de Terapeutas de Mato Grosso (Sinter-MT)

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760