As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei já foram concluídas neste mês de fevereiro, mas atendimentos começarão a partir de maio, quando está prevista a inauguração da unidade – no mês de aniversário de 152 anos de Várzea Grande. A informação é do secretário de Comunicação, Marcos Lemos.
De acordo com ele, a Construtora Modelar, responsável pela obra, já executou 100% da edificação, mas falta ainda equipar a unidade com material e aparelhos hospitalares e treinar os servidores que irão atuar na UPA. "A inauguração será em maio, mas não tem uma data definida ainda. Iremos definir isso em breve", disse Lemos.
A obra custou R$ 2.478.551,10 milhões e foi edificada na área do antigo Ginásio de Esportes Ferreirão, no bairro Cristo Rei.
Após a inauguração, Lemos explicou que a Prefeitura de Várzea Grande irá iniciar o processo de credenciamento da unidade junto ao Ministério da Saúde para receber recursos federais para a manutenção da UPA. A previsão é de que o processo de credenciamento dure em torno de seis meses, enquanto isso, o município dever arcar com os custos da manutenção no valor de aproximadamente R$ 1 milhão por mês.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, já antecipou ao oticias que a UPA terá capacidade de 200 atendimentos/dia, além da instalação de sete leitos de observação e duas de urgência. "A unidade terá papel estratégico para desafogar a demanda que hoje se concentra no Pronto-Socorro e na Upa do Ipase", finalizou.
Lembrando que as obras foram iniciadas no final de 2017 com prazo de conclusão em 12 meses.
UPA Cristo Rei – A unidade terá seu funcionamento interrupto durante todos os dias da semana e 24 horas por dia, incluindo feriados e pontos facultativos; e vai poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, exames laboratoriais em geral, raio-X.
A construção está sendo realizada em conformidade a resolução da Vigilância Sanitária, sendo pleiteadas pelos seguintes ambientes: recepção, arquivo médico, classificação, duas salas de exame individualizado, DML, fratura, aplicação de medicamentos, coleta, suturas/curativos, eletrocardiologia, laboratório de processamento, exames radiologia, urgência e emergência, guarda temporária cadáver, área destina a embarque e desembarque, farmácia, utilidades, armazenagem de materiais, guarda e preparo, almoxarifado, plantão feminino, plantão masculino, refeitório funcionários, copa, sala de reuniões, direção, administrativo, sala de observação, posto de enfermagem, quarto de isolamento, Wc´s masculino e feminino.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).