A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, que investiga a perda de medicamentos vencidos no município, encontrou lotes de anticoncepcionais guardados no Centro de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos (Cadim), sem a devida distribuição.
Conforme relatado pela vereadora Sumaia Leite (Solidariedade), em vistoria ao Cadim, a Comissão de Saúde localizou 68 unidades de DIU, que poderiam ser implantados em pacientes da rede municipal de Saúde, que necessitam.
“Após a localização de 68 unidades de DIU no Cadim, a indicação é que Secretaria de Saúde de Várzea Grande, especificamente o CIM (Centro Integrado da Mulher), desenvolva uma campanha para que seja oferecida a população de Várzea Grande”, diz trecho do requerimento da vereadora enviado ao secretário de Saúde, Cassius Clay.
Em outro requerimento encaminhado ao secretário, Sumaia apontou que a Comissão encontrou medicamentos e materiais que foram adquiridos nos anos de 2011 e 2012, solicitando no documento todas as notas dos materiais e medicamentos dos referidos anos.
“Requeremos ainda os atendimentos e números de pacientes atendidos nos CAPs do município nos anos de 2011 a 2015”, diz trecho do requerimento da parlamentar.
O DIU - DIU é uma sigla para “dispositivo intrauterino”, um método contraceptivo reversível utilizado por mulheres em todo o mundo.
O DIU é uma estrutura de cobre inserida pelo médico no útero da mulher. Sua ação, conforme explica a especialista, interfere no transporte do óvulo, na migração dos espermatozoides e provoca uma irritação no endométrio, dificultando a fixação do óvulo. O método é bastante indicado para as mulheres que não podem se utilizar de hormônios. Por outro lado, pode causar alguns efeitos colaterais, como aumento das cólicas e do sangramento menstrual.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).