27 de Julho de 2024
27 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015, 11:02 - A | A

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015, 11h:02 - A | A

ENTRETENIMENTO

UFMT comemora 45 anos com espetáculo Pantanal Sinfônico

Convidados especiais como Paulo Simões, João Ormond e Habel Dy Anjos dedilhando com intensidade suas violas.

Assessoria

Sonoridades que ecoam das violas trazem um Brasil rural contido em poesia. São cantos de terra, de gente, inspirados a partir da sabedoria popular. As violas se unem a musicalidade da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso e do Coral Universitário, sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, para o espetáculo Pantanal Sinfônico, nos dias 9 e 10 de dezembro, no Teatro da UFMT. Para a ocasião, convidados especiais como Paulo Simões, João Ormond e Habel Dy Anjos dedilhando com intensidade suas violas.

O projeto ganhou contorno impulsionado pela sensibilidade da reitora Maria Lucia Cavalli Neder, que ao entregar um DVD do Paulo Simões para o maestro Fabricio, idealizou um concerto de cultura popular.

Afinal, o compositor e cantor Paulo Simões tem o Pantanal incrustado na alma de artista. Autor de clássicos, como Comitiva Esperança e Trem do Pantanal, em parcerias renomadas com Almir Sater, Simões também representa o Estado de Mato Grosso do Sul, reafirmando o corredor cultural do Centro-Oeste traçado pelas universidades federais por meio de ações como exposições e shows. Para o maestro e pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT Fabricio Carvalho, a integração da região pela cultura universitária impacta na formação de plateia e no fortalecimento das artes produzidas no Brasil Central “Além disso, o espetáculo encerra a temporada de concertos 2015 e marca a comemoração de 45 anos da Universidade”, destaca ele. 

O espetáculo é embasado de um belo repertório, com canções do interior, em que a qualidade conduz a cena. “Um concerto elaborado com todo cuidado e zelo, em que o público se sinta pertencido”, pontua Fabricio, que sempre planejou fazer um espetáculo denso de sentimentos e com toda a pompa que a arte pantaneira e o sertão do Brasil merecem.

No palco, 120 músicos sintonizados pelo mesmo rigor do concerto erudito, porém sob a verve do interior, da música caipira. Fabricio explica que apesar de parte  do público ter um cotidiano urbano, a identificação com canções dessa natureza se explica pela essência da herança cultural que todos trazemos enraizados em memórias de pais e avós, através da tradição oral. “Quando se tem a oportunidade de dialogar com as pessoas mais simples, mais humildes, percebemos singularidades na musica, nos lugares, na gastronomia, nas histórias. Um universo rico em sabedoria”, acrescenta ele.  

Os ingressos para o espetáculo já podem ser adquiridos no quiosque do Shopping 3 Américas.

Inf.: (65) 3615-8121 e 3615-8372

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760