O novo sistema operacional da Apple, o iOS 26, trará uma função de privacidade capaz de detectar nudez durante chamadas de vídeo pelo FaceTime. A novidade foi identificada na versão beta do sistema pelo perfil @iDeviceHelplus, no X (antigo Twitter), e tem como objetivo evitar situações constrangedoras, principalmente entre crianças e adolescentes.
Segundo informações divulgadas, ao identificar possíveis imagens íntimas, o sistema pausará automaticamente o áudio e o vídeo da chamada e aplicará um desfoque na imagem. Na tela, o usuário verá o aviso: “Áudio e vídeo estão pausados porque você pode estar mostrando algo sensível. Se você se sentir desconfortável, encerre a chamada”. Em seguida, é possível escolher entre retomar a ligação ou encerrá-la.
A tecnologia utiliza inteligência artificial e funciona diretamente no aparelho, sem enviar dados para os servidores da Apple. A empresa reforça que não tem acesso aos conteúdos analisados, garantindo a privacidade dos usuários.
A função, chamada “Aviso de Conteúdo Sensível”, vem desativada por padrão, mas pode ser ativada nas configurações do FaceTime. Embora seja voltada principalmente para contas infantis, também pode ser usada por adultos.
O iOS 26 foi apresentado em junho, durante a conferência anual da Apple (WWDC 2025), e está em fase de testes. O lançamento oficial está previsto para setembro, junto com o novo iPhone 17. Entre as outras novidades do sistema estão um novo visual chamado “Liquid Glass”, melhorias na tela de bloqueio, novos recursos de IA e mais qualidade nas chamadas.
Com informações de iDeviceHelp e Engadget.
Leia também - Estado libera R$ 42 milhões para cultura, esporte e infraestrutura de lazer em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).