19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quinta-feira, 01 de Setembro de 2022, 15:46 - A | A

Quinta-feira, 01 de Setembro de 2022, 15h:46 - A | A

atualizações

Twitter começa a testar função de editar publicações

Se for levada adiante, a nova função poderá ser uma das maiores alterações no funcionamento da rede social

EXTRA

Adeus erros de digitação e gramática! O Twitter começou a testar, nesta quinta-feira (dia 1º), a função de editar os tweets. A novidade foi anunciada através do próprio perfil oficial da empresa na rede social.

"Se você ver um tweet editado, é porque nós estamos testando um botão de editar. Isto está acontecendo e você ficará bem", diz a publicação da empresa.

Após inúmeros pedidos de muitos dos mais de 237 milhões de usuários do Twitter, algumas pessoas começarão a testar um botão no serviço de mídia social para editar um tweet depois de postá-lo. Segundo o The New York Times, faz exatos 15 anos, nove meses e 22 dias desde que os usuários da ferramenta começaram a pedir essa habilidade.

Desde que o Twitter foi lançado, em 2006, o básico de seu uso tem sido simples e constante: a pessoa escreve um tweet, posta – e então lida com as consequências. Não há retrocessos na linha do tempo. Só que as pessoas muitas vezes se arrependem da escolha de palavras ou notam um erro de ortografia logo após postar um tweet, mas, até agora, não tinha volta.

Se for levada adiante, a nova função poderá ser uma das maiores alterações no funcionamento da rede social, desde que o número de caracteres máximos para cada publicação foi ampliado de 140 para 280, em 2017.

Pedidos até de Elon Musk

À medida que o Twitter cresceu de um serviço de nicho para uma plataforma global, mais usuários começaram a exigir uma maneira de editar suas postagens. Até Elon Musk, o bilionário que está travando uma batalha judicial sobre manter um acordo de US$ 44 bilhões para comprar o Twitter, parece ser a favor de um botão de edição. No entanto, o Twitter não cedeu.

A empresa argumentou que havia algo nobre em deixar os erros à mostra. Alegava que um usuário mal intencionado poderia alterar um tweet depois de já ter sido amplamente compartilhado, trocando uma mensagem benigna por uma enganosa. E mais: alguém que retuitou um post pode perder a atualização, e, inadvertidamente, transmitir um tuíte com o qual não concorda mais.

Mais recentemente, o Twitter começou a reconsiderar um botão de edição enquanto tentava expandir seu serviço atraindo pessoas que poderiam ser mais cuidadosas com suas palavras.

Em 2020, lançou o Fleets, um recurso que excluía as postagens dos usuários após 24 horas. Isso não pegou e foi cancelado.

“Esperamos que, com a disponibilidade do Edit Tweet, tuitar seja mais acessível e menos estressante”, disse a empresa em um comunicado. “Você deve ser capaz de participar da conversa de uma maneira que faça sentido para você.”

O botão de edição será concedido primeiro aos funcionários do Twitter para testes internos e depois aos usuários de seu serviço de assinatura, o Twitter Blue. A empresa eventualmente – embora não tenha especificado quando – planeja dar a todos a opção de alterar seus tweets.

Para evitar que o botão de edição se torne um favorito entre os propagadores de desinformação, o Twitter adicionou salvaguardas. Os usuários poderão fazer alterações por apenas 30 minutos após a publicação do tuíte original. Após uma edição, o post terá um rótulo para mostrar que foi modificado. Clicar no marcador permitirá que os espectadores vejam o histórico das edições.

'Recurso Roda'

Nesta terça-feira, o Twitter anunciou uma outra novidade para os usuários da rede social, quando inaugurou o recurso 'Roda' (Circles). A função permite tuitar para um grupo de amigos selecionados. A funcionalidade estava disponível para alguns usuários desde maio passado, porém em fase beta (teste).

Você pode adicionar até 150 pessoas na sua lista, que poderão interagir com as suas publicações. A opção de retuitar (compartilhar), porém, fica desabilitada.

Ao publicar, os seus amigos verão a seguinte mensagem na publicação: “somente as pessoas na Roda do Twitter de @usuário podem ver este tuíte”.

O usuário também pode alterar a lista a qualquer momento, adicionando ou removendo pessoas da sua 'Roda'.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760