O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta sexta-feira (1º.12), o Seminário Nacional Escola das Adolescências, realizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB). Apresentar os elementos organizadores da estratégia do MEC, para aprimorar a oferta nos anos finais do ensino fundamental, foi um dos propósitos do evento.
A estratégia é valorizar o estágio de desenvolvimento dos estudantes, concentrando em oportunidades de aprendizagem, fornecendo suporte durante as transições escolares e reorganizando tempos e espaços para estabelecer um currículo intencional que amplie e articule diversas experiências formativas.
Organizado pela Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da SEB/MEC, o evento contou com a participação da Undime, representada por membros de todos os Estados brasileiros.
O vice-presidente nacional da Undime, presidente da Undime de Mato Grosso, secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidelis, participou da mesa-redonda "Anos finais do Ensino Fundamental: transições e regime de colaboração".
Ao abordar os desafios dessa etapa de ensino, Silvio destacou o alarmante número de evasão escolar na transição para o ensino médio e enfatizou a necessidade de uma abordagem eficaz para tornar a escola um ambiente motivador, comprometendo com uma educação integrada para os adolescentes.
O encontro debateu compromissos de uma política nacional para os anos finais do fundamental, etapa da educação básica que possui uma grande complexidade de desafios, entre eles, de organização das transições entre etapas e a individualidade dos adolescentes.
Durante o Seminário, foi exibido o documentário Esquecidos: crise nos anos finais do ensino fundamental, realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo (USP). (Com informações a da Undime).
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