21 de Julho de 2024
21 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023, 17:20 - A | A

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023, 17h:20 - A | A

Honraria

Segunda edição do Prêmio Jejé de Oyá será lançada na próxima sexta-feira

Evento é aberto ao público, acontecerá no Cine Teatro Cuiabá e contará com apresentações artísticas

Assessoria

Com o objetivo de homenagear uma das personalidades mais conhecidas da cultura cuiabana e também de reconhecer protagonistas negras da capital e da baixada cuiabana é que acontecerá a edição 2023 do Prêmio Jejé de Oyá. O lançamento do evento será realizado na próxima sexta-feira (27), às 20h00, no Cine Teatro Cuiabá, localizado na região central da capital.

Na ocasião serão apresentadas as categorias que compõem a premiação, bem como as pessoas que receberão as menções de aplausos e os indicados a receber a estatueta do prêmio. Haverá também exibição vídeos e fotos sobre a personalidade que dá nome ao prêmio: Jejé de Oyá. Quem comparecer poderá também prestigiar as apresentações de vários artistas regionais.

“Será uma noite em que traremos à tona as memórias dos feitos de Jejé que foi um grande representante do povo preto, dos cuiabanos e um grande protagonista da sua vida. Quem o conheceu sabe o quanto ele fez, aconteceu, viveu lindamente e plenamente. Será também um momento de destacarmos a importância desse prêmio que veio para enaltecer todos os pretos e pretas que já fizeram e fazem muito pela nossa cidade”, afirma Jeferson Bertoloti, idealizador e produtor do Prêmio.

Estão confirmadas as seguintes atrações para o dia do lançamento do prêmio: Grupo Flor de Atalaia, Edson Oliveira Origin e DJ Spinha, Cobras do Lambadão e Associação dos Lambadeiros de Mato Grosso. De acordo com Bertoloti os indicados ao prêmio que se destacam em dez áreas e as cinco personalidades homenageadas estarão presentes na noite de lançamento.

“Pretendemos neste lançamento dar mai visibilidade à pessoa que dá o nome ao prêmio, Jejé de Oyá, que foi um prestigioso personagem, lutou contra o racismo e a homofobia com muito humor e irreverência. Queremos também escancarar para a sociedade cuiabana todos os feitos dele em várias áreas, bem como honrar as personalidades negras que contribuíram e contribuem com nossa cidade nos mais variados setores. Queremos também apresentar as pessoas envolvidas nesse grande e potente projeto, apresentar os critérios de escolhas dos jurados e dos indicados às premiações. Por tudo isso é que convidamos a todos para estar conosco na próxima sexta-feira”, destaca.

O lançamento do Prêmio Jejé de Oyá 2023 está sendo realizado pela Bemtivi Academia de Arte, pelo Instituto Themis, com apoio do Cine Teatro, da Assembleia Legislativa, da Criativa Eventos e da Secretaria Estadual de Cultura e Esporte (Secel/MT). A entrada para participar do lançamento é gratuita. Os ganhadores do prêmio serão conhecidos no mês de abril deste ano em uma grandiosa celebração.

Jejé de Oyá - José Jacinto Siqueira de Arruda, conhecido como Jejé de Oyá nasceu a 133 km da capital, no município de Rosário Oeste. É filho de biológico do casal Egídio Nunes de Arruda e Benedita de Siqueira. Veio ainda pequeno para a capital juntamente com sua mãe. Morou no Centro da cidade. Por causa das baixas condições financeiras, Jejé foi adotado por outra família, a de Catarina Monteiro da Silva Cuiabano onde foi também criado por Crescêncio Monteiro da Silva e Luiza Monteiro da Silva. Nesse lar, ele aprendeu a arte da alfaiataria, depois migrou para artigos carnavalescos. Foi também com os membros da família que frequentou igrejas, festas e eventos sociais da sociedade cuiabana. Ele foi um dos primeiros colunistas sociais da cidade, ficou famoso por desfilar nos carnavais, trabalhou em vários jornais, promoveu festas beneficentes, contribui com a sociedade por meio da arte, da cultura e do jornalismo mato-grossense. Audácia, altivez, irreverência, elegância, protagonismo, religiosidade, educação, vaidade, inteligência e alegria são características que marcaram Jejé de Oyá. Ele faleceu com 82 anos em 11 de janeiro de 2016.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760