A empresa da apresentadora Xuxa Meneghel, Xuxa Promoções e Produções, foi processada por plágio de personagens, e terá que pagar R$ 40 milhões ao publicitário Leonardo Soltz. Ele alegou que houve uso indevido dos personagens de "A Turma do Cabralzinho", criada por ele em 1997, para celebrar os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil.
De acordo com o site Metrópoles, o valor da condenação foi estabelecido nessa quarta-feira (13.12) pela 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, após a análise de uma contestação feita pelos representantes da apresentadora.
Na ação, Leonardo Soltz afirmou que apresentou sua ideia à empresa de Xuxa em 1998, mas não houve interesse. No entanto, ficou surpreso quando a Xuxa Promoções e Produções lançou a Turma da Xuxinha para comemorar os 500 anos da Descoberta do Brasil em 1999. Por esse motivo, ele decidiu processá-la por plágio. O processo corre há 20 anos.
Inicialmente, o valor estabelecido foi de R$ 65,2 milhões, considerando a reprodução das imagens em produtos licenciados e a tiragem das revistas.
Nessa quarta-feira (13.12), a Justiça decidiu reduzir o valor da indenização, excluindo a rubrica da indenização da marca e diminuindo o percentual dos lucros cessantes de 70% para 50% do faturamento em duas promoções (produtos de higiene infantil e revistinhas/bonecos), finalizando em R$ 40 milhões.
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