Uma longa espera teve início após o Extra Omnes — expressão latina usada para anunciar o fechamento das portas da Capela Sistina e o início do Conclave. No interior da capela, os 133 cardeais ouviram a meditação do padre Raniero Cantalamessa, pregador emérito da Casa Pontifícia. Em seguida, iniciou-se a preparação e a distribuição das cédulas eleitorais, conduzida pelo mestre de cerimônias, que foi convocado à capela juntamente com o secretário do Colégio de Cardeais, arcebispo Ilson de Jesus Montanari, e com o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, monsenhor Diego Ravelli.
Na sequência, realizou-se o sorteio de três escrutinadores, três “enfermeiros” — delegados responsáveis por recolher os votos dos cardeais enfermos — e três revisores, para, então, dar início à votação.
Enquanto isso, cerca de 45 mil pessoas aguardavam na Praça São Pedro, com os olhos voltados para a chaminé da Capela Sistina, onde, por algum tempo, algumas gaivotas chamaram atenção ao pousar, divertindo a multidão. A praça, repleta de bandeiras de diversos países, era iluminada por holofotes, flashes de câmeras e pelas luzes dos celulares de peregrinos, fiéis e turistas. Em alguns momentos, ouviam-se aplausos, gritos que tentavam aliviar a ansiedade da espera, especulações e teorias sobre a ausência de fumaça.
Às 21 horas, finalmente, subiu a fumaça preta. A praça respondeu com um rugido coletivo: os cardeais não haviam escolhido o 267º Pontífice da história da Igreja. (horário da Itália)
Na manhã seguinte, quinta-feira, 8 de maio, os cardeais eleitores se reunirão antes das 8h (horário local) no Palácio Apostólico para a celebração da Missa e das Laudes na Capela Paulina. Em seguida, às 9h15, dirigem-se à Capela Sistina para a recitação da Hora Média e, logo depois, para nova rodada de votação. O almoço será servido por volta das 12h30, na Casa Santa Marta. Às 15h45, haverá o retorno ao Palácio Apostólico, seguido de novo retiro na Capela Sistina às 16h30, com mais votações e, ao final (por volta das 19h30), as Vésperas. Estão previstas duas emissões de fumaça por dia: uma ao final da manhã, por volta das 12h, e outra à noite, aproximadamente às 19h. (Com Vaticano News).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).