Com objetivo de reforçar a imunização contra o HPV - papilomavírus humano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, começou na quinta-feira, 10 de setembro, a segunda etapa da vacinação para meninas com idades entre 9 e 11 anos. Além disso, mulheres de 14 a 26 anos, também devem ser vacinadas. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público, o que representa quase 82 mil pessoas.
A gerente de Vigilância em Agravos Imunopreveníveis, Cláudia Soares, enfatiza a importância da vacina contra HPV na prevenção do câncer do colo de útero. De acordo com ela, tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção da doença.
Cláudia explica que a vacinação, em conjunto com outras ações para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e as ações educativas, possibilita a prevenção desse mal que atinge milhares de mulheres no Brasil.
A gerente lembra ainda que a primeira dose continua disponível nos postos de saúde e as crianças que ainda não tomaram podem ser vacinadas.
O esquema vacinal recomendado consiste em três doses. A segunda dose deve ser administrada seis meses após a primeira, e a terceira dose deve ser aplicada, 60 meses depois da dose inicial.
Comentários (0)
O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!