25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Terça-feira, 14 de Maio de 2013, 13:53 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2013, 13h:53 - A | A

Cadê o alinhamento político?

Jaqueline Guimarães diz que recursos destinados a saúde pública de Várzea Grande são insuficientes para atender a demanda

 

por Thaiza Assunção/VG Notícias

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Jaqueline Beber Guimarães atribuiu o caos na saúde pública do município a falta de repasse de recursos do governo Federal e Estadual. De acordo com a secretária, os recursos encaminhados para a saúde de Várzea Grande são insuficientes para atender a demanda.

Conforme Jaqueline, a demanda do Pronto-Socorro municipal vem crescendo, enquanto que os recursos vão diminuindo. A secretária revelou que somente no mês de abril mais de 15 mil pessoas foram atendidas no Pronto-Socorro de Várzea Grande.

Segundo a secretária, o Pronto-Socorro do município é o único município de Mato Grosso que atende de portas abertas, e por isso, merece atenção diferenciada do governo Federal e Estadual.

De acordo com a primeira dama, a regulamentação da Lei 9.870/2012, a qual reduz em 50% o repasse do Estado para as prefeituras prejudicou Várzea Grande. Segundo ela, no ano passado o Estado repassava R$ 1,2 milhão para o município. Com a regulamentação da lei, atualmente o governo repassa apenas R$ 609 mil.

“O dinheiro destinado a saúde de Várzea Grande não é suficiente para atender a demanda” disse a secretária nesta terça-feira (14.05) durante lançamento do prédio da Secretaria de Infraestrutura no Paço Couto Magalhães.

Conforme Jaqueline, ela já procurou o secretário estadual de Saúde, Mauri Rodrigues para pedir um maior repasse. A secretária disse que Mauri Rodrigues declarou avaliar a proposta junto ao governador Silval Barbosa (PMDB).

Para a primeira dama, tendo mais recursos o município poderá atender melhor a população várzea-grandense e também os pacientes de outros municípios. “Para que tenhamos um bom atendimento, precisamos de mais recursos. À medida que diminui o repasse da saúde, somos obrigados a diminuir o serviço, mas não é isso que queremos para a população” disse.

Alinhamento político – Vale destacar que durante toda campanha eleitoral de 2012, o prefeito de Várzea Grande, esposo de Jaqueline, Walace Guimarães (PMDB) pregava um elo forte entre ele, governador Silval Barbosa (PMDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT).

O famoso alinhamento político entre município, governo Estadual e Federal foi uma das bandeiras de Walace, ele afirmava que caso fosse eleito, Várzea Grande só tinha a ganhar, pois estava alinhado com Silval e Dilma. Porém, conforme a própria declaração da primeira-dama, tudo indica que o “tal” alinhamento político não passou de mote de campanha para enganar eleitor.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760