A Nubeqa (darolutamida) medicamento indicado para o tratamento de câncer de próstata não metastático resistente à castração (nonmetastatic castration-resistant prostate cancer – nmCRPC), um tipo raro de neoplasia, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A publicação é da última segunda-feira (23.12) no Diário Oficial da União (DOU).
O câncer de próstata é o quarto mais comum em todo o mundo, afetando 7,1% da população. Para o sexo masculino, é a segunda neoplasia mais frequente, atingindo 15% dos homens mundialmente. Especificamente no Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino.
Essa neoplasia é caracterizada pelo crescimento da glândula prostática, que é parte do sistema genital masculino. A doença acomete primariamente a população idosa, correspondendo a 95% de todos os tumores de origem prostática classificados como adenocarcinoma (originário nas células glandulares).
O novo medicamento é produzido pela empresa Bayer S.A. Além do Brasil esse tipo de medicação é vendido nos Estados Unidos.