14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 27 de Maio de 2013, 15:46 - A | A

Segunda-feira, 27 de Maio de 2013, 15h:46 - A | A

Incentivos

Sinterp entra na briga de Zanatta e Brunetto contra incentivos fiscais para Havan; Sindicato requenta matéria de 2008 e dispara em MT

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A “briga” pelos incentivos fiscais em Mato Grosso ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (27.05). Desta vez, o Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp), que tem como presidente, Gilmar Antônio Brunetto, que diz ser primo do deputado Ademir Brunetto (PT) disparou emails aos veículos de comunicação do Estado, resgatando notícia sobre a condenação do empresário Luciano Hang, das Lojas Havan.

A matéria resgatada e disparada pelo Sinterp foi publicada em março de 2008, pelo Diário Catarinense, de Santa Catarina, ou seja, há mais de cinco anos, e desde essa data o caso não apresentou novidades. Conforme a notícia, o empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, foi condenado pela Justiça Federal há 13 anos, nove meses e 12 dias de reclusão e ao pagamento de uma multa de R$ 1, 245 milhão por crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro.

O que chama atenção, é que a matéria veiculada, surge em Mato Grosso em meio a um embate “político” entre o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, e o deputado Ademir Brunetto, sobre um possível incentivo fiscal concedido as Lojas Havan. O embate iniciou depois que o Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial – presidido por Zanatta-, emitiu uma resolução que aprova o enquadramento da Havan para receber o incentivo fiscal.

Brunetto é contra a concessão do beneficio para a empresa, sob a alegação que a mesma não vai gerar muitos empregos e que os incentivos fiscais devem apenas ser dado para as indústrias e não para lojas de departamentos, como é caso da Havan. Por outro lado, o secretário defende a concessão de incentivo alegando que a empresa vai geral mais de 2mil empregos no Estado - e que ainda movimentará a economia de Mato Grosso.

Na semana passada, ambos trocaram “alfinetadas” por meio dos veículos de comunicação. A situação agravou mais, depois que Brunetto, segundo Zanatta, usou e-mail da empresa Agrícola Cachimbo Vale do Ouro Produtos Agropecuários, empresa registrada em nome da esposa, Lucimara Brunetto, para divulgar documentos sigilosos do processo que pretende dar o benefício para a Havan, e neste divulgou informação falsa sobre o número de empregos que a empresa irá abrir em Mato Grosso, caso venha ganhar o incentivo fiscal.

A briga que começou pela falta de transparência quanto ao nome das empresas beneficiadas com o incentivo – está virando caso de polícia – e tudo indica que tanto Zanatta quanto Brunetto sairão “chamuscados” deste embate.

Outro lado - O empresário Luciano Hang preferiu não se pronunciar sobre o assunto, por se tratar de um processo antigo e que não apresentou nenhuma novidade.

Clique aqui e confira matéria divulgada em 2008 no portal Diário Catarinense, de Santa Catarina, que foi encaminhada para os meios de comunicação de Mato Grosso pelo Sinterp.

Email Sinterp:

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760