O embate entre a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, ganhou um novo capítulo no feriado de quinta-feira (01.05), com a entrada da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Em uma publicação nas redes sociais, Virginia saiu em defesa do secretário, afirmando que ele “está coberto de razão” em seu posicionamento.
Além da primeira-dama, o próprio governador Mauro Mendes (União) manifestou apoio a Garcia, ainda que de forma mais discreta. Em um comentário na postagem do secretário, o chefe do Executivo estadual escreveu: “Parabéns, Fábio”.
Virginia utilizou seu perfil no Instagram para republicar o vídeo gravado por Garcia, em resposta à fala de Janaina Riva na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (30.04).
Na legenda da publicação, a primeira-dama destacou, inclusive, o teor racista da fala utilizada pela deputada. “O secretário-chefe Fábio Garcia está coberto de razão em seu posicionamento. E não gostei nem um pouco da fala racista de quem diz representar as mulheres”, escreveu.
Na sequência da publicação, Virginia reiterou sua confiança na conduta de Garcia e, em tom crítico à deputada, afirmou: “Quer palanque, e isso, acredito, não seja o caminho, mas sim o desespero gerado pela ânsia de poder”.
A crise teve início após a deputada usar a tribuna da ALMT para acusar o secretário de perseguição política. Na ocasião, cobrou o pagamento de emendas parlamentares a que tem direito e pediu que Garcia “pare com as molecagens”.
Segundo Janaina, os recursos estariam sendo destinados prioritariamente conforme o alinhamento político entre os deputados e o Governo do Estado.
Em entrevista à imprensa, a deputada reforçou que o afastamento entre ela e o governador não partiu de sua iniciativa. Segundo ela, a distância política se intensificou após declarar intenção de disputar uma vaga ao Senado em 2026, pleito que também deve contar com Mauro Mendes como candidato. Para a parlamentar, o processo eleitoral foi antecipado.
“Essa é uma preocupação que tenho, pois o processo foi antecipado muito mais pelo grupo governista do que por nós. Essa discussão não era necessária neste momento. Poderíamos aguardar o próximo ano para tratar do processo eleitoral.”
Entre réplicas e tréplicas, Fábio Garcia afirmou não ter origem política ligada à corrupção, em referência ao pai da parlamentar, o ex-deputado estadual José Riva, envolvido em diversos escândalos. “Eu não fui criado com o dinheiro da corrupção, pelo contrário”, declarou.
Janaina rebateu nas redes sociais, classificando a fala de Garcia como cômica. “Primeiro, é muito engraçado vê-lo falando sobre histórico familiar de corrupção. É só colocar no Google, porque eu não vou fazer isso aqui”, afirmou Riva.
Sobre a acusação de racismo, a deputada afirmou que, logo após o discurso, solicitou a retirada do trecho dos anais da Casa. Disse ainda ter abordado a necessidade de promover o letramento racial no Parlamento.
Leia também-Deputada diz que Governo antecipou embate político: “Não precisava disso agora”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).