03 de Maio de 2025
03 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
03 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 10 de Março de 2023, 11:15 - A | A

Sexta-feira, 10 de Março de 2023, 11h:15 - A | A

Saúde de Cuiabá

Botelho diz que AL poderá apreciar Decreto de Intervenção neste final de semana

Segundo Botelho, a sessão para apreciação do Decreto de Intervenção poderá ser marcado para o final de semana ou até mesmo para segunda-feira (13)

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado estadual Eduardo Botelho (União) aguarda notificação do Governo e o envio da decisão pela intervenção estadual na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, para apreciação da Casa de Leis. Segundo Botelho, o Governo tem um prazo de 24 para enviar o Decreto de Intervenção, para apreciação dos deputados.

“Assim que o Governo for notificado, evidentemente ele deve escolher o nome e encaminhar para a Assembleia esse Decreto de Intervenção. A partir daí, o pedido irá passar pela Comissão de Saúde e da CCJR para emissão de um parecer, e em seguida convocaremos uma sessão para colocar em apreciação do Plenário. Tudo isso em um prazo de 24 horas, vamos aguardar um encaminhamento por parte do Governo”, declarou Botelho.

Botelho explica que, se o Governo estadual mandar ainda nesta sexta-feira (10.03), o Decreto de Intervenção, poderá marcar uma sessão para o final de semana ou até mesmo para segunda-feira (13). Ainda conforme Botelho, a sabatina do interventor pela AL não será necessária, mas, a Casa não abre mão de acompanhar os trabalhos.

Leia mais: Por 9 votos a 4, TJMT decide pela intervenção na Saúde de Cuiabá: "Pessoas estão morrendo", diz relator

“Vamos estabelecer uma Comissão Especial junto com a Comissão de Saúde para fazer o acompanhamento dos resultados, porque é normal a Assembleia fazer seu papel de fiscalizador”, declarou Botelho.

Com a intervenção, Botelho espera que a saúde de Cuiabá tenha resultados e que o Governo coloque recursos extras: "A saúde está carente, depende destas melhorias e a população não aguenta mais. É preciso um grande programa de cirurgias eletivas, a fila é grande. Isso não é só em Cuiabá, é no Estado inteiro, o resultado tem que aparecer."

Sobre a possibilidade da necessidade de recursos extras, Botelho aponta os débitos com fornecedores e direitos trabalhistas exposto no processo de intervenção. “Você não pode deixar de pagar quem prestou serviço. O médico, as pessoas que trabalharam têm que receber, então, tem que ser feito um cronograma para isso, mas não pode parar esse atendimento. Espero que eles façam essa conciliação das duas coisas e que passa a fazer algo para que o trabalho seja feito de imediato. Então, por isso falo, que possivelmente precisa de algum recurso extra."

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760