A "Operação Luger" foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22.11), contra uma associação criminosa integrada por traficantes e pistoleiros, alvos de investigação da Delegacia Regional e Municipal de Pontes e Lacerda (a 483 km de Cuiabá).
Ao todo, 55 policiais civis estão envolvidos na operação que cumpre oito mandados de prisões temporárias (30 dias) e nove buscas contra autores de sete pessoas assassinadas nos anos de 2016, 2017 e 2018.
Os mandados de prisão são cumpridos em Pontes e Lacerda e na cidade do Estado de Goiás, Mozarlândia. As buscas são realizadas nos municípios mato-grossenses de Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Conquista do Oeste e de Pontes e Lacerda.
Conforme o delegado regional de Pontes e Lacerda, Rafael Mendes Scatolon, os inquéritos policiais referentes aos homicídios consumados apontam para atuação dos suspeitos, que agem a "mando" de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas no Oeste de Mato Grosso.
Ainda conforme o delegado, todas as vítimas estavam envolvidas com atividades criminosas na região. Elas tinham passagens por crimes de roubo, furto e principalmente tráfico de drogas.
Vítimas assassinadas - 1. Renato Santos Barbosa, 28 anos, (05/07/2016). Seu corpo foi encontrado a 250 metros do mini estádio de futebol, com várias perfurações de arma de fogo. A vítima estava em uma bicicleta e havia saído do estádio onde ocorria uma partida de futebol, quando foi interceptada por criminosos em um veículo escuro e uma motocicleta. No local foram apreendidos 9 estojos de pistola 9mm.
2. Edmar Roberto de Freitas, 33 anos (22/07/2016). A vítima foi morta a tiros nas proximidade do terminal rodoviário. No local foram localizadas 8 cápsulas de arma de fogo, dos disparos efetuados pelo garupa de uma motocicleta vermelha.
3. Vlader Ronaldo Leite Ribas, 19 anos, (13/08/2016) morto por disparos de arma de fogo, em frente ao Parque de Exposição de Pontes e Lacerda. Na mesma ocorrência, outros dois homens ficaram feridos com golpes de faca, sendo o irmão de Vlader (Viverto Montiel Ribas Junior, 26 anos) e um segundo jovem de 19 anos. Os ferimentos são devido uma confusão que começou dentro do parque, que envolveu vítimas e autores. Na ocasião, Vlader Ronaldo era levado por um amigo quando foi alvejado em frente à entrada do parque. Ele já estava ferido por faca quando recebeu os tiros.
4. Francisco Barros de Lima, 59 anos, (13/10/2016) foi encontrado em na estrada da Mineradora São Francisco, cerca de 1 km da BR 174 B. Ao lado estava uma motocicleta Honda 150 Bros. No local foram apreendidos 8 cartuchos de arma 9mm
5. Eder Bispo dos Santos, 33 anos (13/07/2017). Alvejado na cabeça e tórax por disparos de arma de fogo, a vítima morreu no Hospital Vale do Guaporé. No local, uma rua do bairro Vila Ibec, foram encontradas cápsulas de munições.
6 e 7. Wanderson Morais Almeida, 32 anos, e sua filha de 2 anos, Barbara Barros Almeida (18/02/2018). As vítimas foram encontradas dentro de um veículo Uno branco, no barranco da estrada, na Rodovia 174-B, Gleba Barreiros. Wanderson estava no banco do motorista, sem vida, com perfurações de arma de fogo. A filha de 2 anos e a esposa, que também estavam no carro, foram socorridas por um morador local. A criança atingida no tórax morreu no hospital. Dentro do carro foram encontrados cápsulas de munições calibre 9mm. (Com informações PJC/MT)
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).