23 de Julho de 2025
23 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
23 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 14:58 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 14h:58 - A | A

77% dentro de casa

Secretário alerta para alta de feminicídios em MT: "Crime covarde"

Foram registrados 27 casos de feminicídios no primeiro semestre de 2025

Nicolle Ribeiro & Angelica Gomes/VGN

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), coronel César Augusto Roverti, afirmou que os índices de feminicídio no Estado seguem alarmantes. Somente no primeiro semestre de 2025, foram registradas 27 mortes de mulheres, sendo 77% dos casos ocorridos dentro da residência das vítimas, percentual próximo aos 83% verificados no mesmo período do ano passado.

“É um crime covarde que acontece, em sua maioria, dentro dos lares. Temos trabalhado para garantir apoio às vítimas e romper o ciclo de violência, oferecendo, inclusive, cursos de capacitação e auxílio aluguel para que mulheres possam reconstruir suas vidas”, disse Roverti.

Entre janeiro e junho, foram registradas mais de 8.500 denúncias de violência contra mulheres. De acordo com o secretário, todas as vítimas foram acolhidas e atendidas pela rede de proteção formada por Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e programas sociais como o Ser Família. Mato Grosso também conta com quase 30 Salas da Mulher em delegacias, viaturas exclusivas da Patrulha Maria da Penha e equipes policiais treinadas para atendimento especializado.

Roverti defendeu que vítimas de violência denunciem pelos canais oficiais, como o 190, a Polícia Judiciária Civil e os serviços de acolhimento estaduais.

Além das ações de combate à violência doméstica, o secretário confirmou que o decreto que cria um sistema de bonificação por produtividade e eficiência para policiais será entregue ao governador Mauro Mendes (União) ainda nesta semana. O modelo prevê recompensas financeiras com base em resultados objetivos, como apreensões de drogas e armas, prisões de foragidos e recuperação de veículos. “Será um modelo semelhante ao que já existe na educação e em outras áreas, garantindo legalidade e sustentabilidade financeira, com recursos do próprio Estado”, explicou.

Roverti informou também que 230 policiais militares estão em formação e que novos estudos sobre ampliação do efetivo devem ser feitos a partir de 2026, considerando a capacidade fiscal do Estado. “Seguiremos investindo na estrutura e valorização das forças de segurança para garantir melhores resultados e maior proteção à população”, afirmou.

Leia também - Técnico retirou remédio antes de ser encontrado morto no Metropolitano, diz secretário

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760