A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) de Sinop, município a 479 km de Cuiabá, deflagraram, nesta quarta-feira (07.05), as operações Minerva e Destino Final 2. As ações visam desarticular uma rede de operações financeiras ilícitas ligadas ao tráfico de drogas em Sinop e Várzea Grande.
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Organização Criminosa de Sinop.
As investigações revelaram o uso estratégico de mulheres pela facção criminosa, que ocupavam posições-chave no recolhimento, ocultação e transporte de grandes somas de dinheiro. Nove mulheres estão entre os principais alvos, com atuação em diversas etapas da movimentação financeira ilícita.
Segundo apurado, os valores arrecadados com a venda de entorpecentes na região centro-norte de Mato Grosso eram inicialmente recolhidos por mulheres contratadas pela facção. Em seguida, o dinheiro era repassado a outras integrantes, responsáveis pelo transporte até uma empresária do ramo de transportes sediada em Várzea Grande, também investigada por sua suposta participação no esquema.
Durante o curso da investigação, uma das integrantes foi flagrada transportando cerca de R$ 500 mil escondidos em um compartimento oculto no painel de um veículo. Ela fazia o trajeto entre Sinop e Cuiabá, quando foi interceptada pelas autoridades.
As operações resultaram na apreensão de valores em espécie, documentos e bens que serão fundamentais para o aprofundamento das investigações e identificação de outros envolvidos.
Leia também - Homem embriagado colide com carro e é detido em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).