Dois chilenos foram presos na Lapa por policiais do 5ºBPM (Praça da Harmonia), na madrugada desta terça-feira, acusados de participar do arrombamento e do furto de uma loja de uma operadora de telefones celulares, na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. Outros quatro suspeitos que estavam com a dupla no carro usado na ação conseguiram fugir após uma perseguição. Celulares e tablets foram apreendidos no veículo.
Segundo policiais do 5ºBPM, um taxista informou sobre a ação de um grupo arrombando a loja no número 122 da Av. Rio Branco. Uma equipe esteve no local, mas os criminosos já haviam fugido. Alertados sobre a presença de um veículo preto no furto, uma outra guarnição avistou o Golf preto, placa DGZ-8118, de São Paulo, quando o carro passava pelo cruzamento da Avenida Mem de Sá com a Avenida Gomes Freire. Houve perseguição e o motorista acabou batendo em um andaime na Rua dos Inválidos.
Ainda de acordo com a PM, seis pessoas estavam no veículo, sendo duas mulheres. Fabian Esteban Zambrano Salinas, de 20 anos, foi preso no local. Com a informação de que um dos fugitivos vestia uma camisa do Barcelona, da Espanha, policiais de outra guarnição conseguiram prender Benjamin Alejandro Letelier Ruiz, 25. Os dois foram levados para a 5ª DP (Mem de Sá).
A dupla chegou a ser encaminhada para a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, onde foi identificada. Fabian foi levado pelos para o Hospital Municipal Souza Aguiar para ser medicado. Ele sofreu um ferimento na mão quando tentou pular do carro.
Segundo os investigadores, a perícia realizada na loja constatou que não houve a utilização de explosivos para o arrombamento da loja. Uma bancada onde estavam expostos tablets e telefones celulares foi arrancada e levada pelos criminosos. A mercadoria foi encontrada no carro apreendido e também foi encaminhada para perícia. Algumas peças de roupas de marcas também estavam no veículo.
De acordo com o delegado Antonio Bonfim, Fabian e Benjamin foram autuados por furto majorado com rompimento de obstáculo e concurso de duas ou mais pessoas. A pena é de dois a oito anos de prisão e multa.
Em outra ocorrência também na Lapa, no fim da noite de segunda-feira, agentes da Operação Lapa Presente prenderam seis pessoas acusadas de tentar arrombar um estabelecimento comercial na Av. Mem de Sá. Seis delas tinham passagem pela polícia. O caso também foi registrado na 5ª DP.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).