Polícia Federal

Organização criminosa é responsável pelo tráfico de drogas na região do Vale do Araguaia
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20.05) a Operação “Hot Money” para prender traficantes responsáveis pelo tráfico de drogas na região do Vale do Araguaia em Mato Grosso.
De acordo com a PF, ao todo estão sendo cumpridos 28 mandados judiciais, expedidos pela Vara Criminal de Aragarças (Goiás), nas cidades de Barra do Garças, Cuiabá, Querência, Porto Esperidião e Pontes e Lacerda, também nas cidades de Aragarças e Jussara em Goiás. Entre os mandados consta sete de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão.
Veja Também - Operação do Gaeco mira contrato de R$ 67 milhões com cooperativa; laranjas lavaram dinheiro
Além das prisões cautelares, durante o cumprimento dos mandados judiciais, três pessoas foram presas em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, bem como uma grande quantidade de valores em espécie apreendida em diversos locais de cumprimento de busca e apreensão.
A Justiça ainda determinou o sequestro de dinheiro mantidos em conta bancária de 11 pessoas, além de veículos, em razão da alta movimentação de valores em espécie realizada pelos investigados. O valor não foi informado.
O nome da Operação “Hot Money” deve-se ao fato de que todos os investigados têm no tráfico de drogas o seu modo de vida. Nesse sentido, paradoxalmente, “esquentam o dinheiro” através do exercício da mercancia de drogas ilícitas. Consequentemente, esse “dinheiro quente” em espécie é a única “fonte de renda” da maioria dos investigados.
O esquema
A Polícia Federal informou que as investigações sobre o tráfico de drogas no interior de Mato Grosso tiveram início em janeiro deste ano após ser identificado a similaridade de atuação de pequenos traficantes de drogas que atuavam na região do Vale do Araguaia. Após diligências, foi possível identificar uma das lideranças do tráfico na região, que recebia grandes quantidades de droga e pulverizava para os traficantes locais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).