27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Segunda-feira, 17 de Março de 2014, 10:30 - A | A

Segunda-feira, 17 de Março de 2014, 10h:30 - A | A

Prisões

PF deflagra operação em sete estados do país contra lavagem de R$ 10 bilhões; MT é alvo da operação

A operação denominada “Lava Jato” tem o objetivo desarticular organizações criminosas que praticam lavagem de dinheiro

Lucione Nazareth/VG Notícias

A Polícia Federal irá cumprir nesta segunda-feira (17.03) 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva, em Mato Grosso e mais seis estados do país.

A operação denominada “Lava Jato” tem o objetivo desarticular organizações criminosas que praticam lavagem de dinheiro. Os mandos expedidos pela Justiça Federal no Estado do Paraná estão sendo cumpridos em Mato Grosso (Cuiabá), Paraná (Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Foz do Iguaçu), São Paulo (São Paulo, Mairiporã, Votuporanga, Vinhedo, Assis e Indaiatuba), Distrito Federal (Brasília, Águas Claras e Taguatinga Norte), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Santa Catarina (Balneário Camboriú) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro).

Ainda segundo a PF, também estão sendo cumpridos ordens de sequestro de imóveis de alto padrão, além da apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, e bloqueio de dezenas de contas e aplicações bancárias.

De acordo com as informações fornecidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF/MF) e obtidas pela Polícia Federal, os grupos investigados registraram comunicações de operações financeiras atípicas em um montante que supera os R$10 bilhões.

Conforme a PF, o grupo investigado além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvios de recursos públicos, dentre outros.

A Polícia Federal informou ainda que a operação foi “batizada” por “Lava Jato”, porque segundo as investigações, um dos grupos fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores oriundos de práticas criminosas.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760