A ampliação da atuação da Guarda Municipal nos bairros com maior índice de violência em Várzea Grande está prevista apenas para 2026, segundo o secretário de Defesa Social, Louriney Santos. Em entrevista ao programa VGN no Ar, apresentado pelo jornalista Geraldo Araújo nesta semana, ele explicou que, por enquanto, as ações permanecem concentradas na região central da cidade.
De acordo com Louriney, inicialmente, a prioridade é garantir a “primeira resposta” nessas áreas, enquanto a secretaria “arruma a casa” e consolida uma base sólida para operações mais abrangentes. “Ainda não atuamos com ênfase nos bairros. Isso faz parte do nosso planejamento. Acredito que, em 2026, já estaremos mais estruturados para dar respostas mais efetivas, principalmente em relação à violência”, afirmou.
O secretário optou por não divulgar quais são os bairros mais violentos, alegando que essa exposição poderia “gerar injustiças”. Ele ressaltou que a expansão das ações será gradual, partindo da região central em direção às demais áreas do município.
Segundo Louriney, reuniões internas para discutir o planejamento da segurança pública ocorrem mensalmente na Secretaria de Defesa Social. O objetivo é alinhar estratégias e ajustar demandas, visando ampliar o alcance das operações da Guarda Municipal em todo o território da cidade.
Leia matéria relacionada: Secretário defende uso da Guarda Municipal na escolta de Flávia Moretti: "Até no mercado"
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).