25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 06 de Janeiro de 2015, 16:59 - A | A

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2015, 16h:59 - A | A

100 DIAS

Para conter violência, governo fará levantamento em VG e outros municípios para detectar “zonas” com maior número de roubos e homicídios

Novo secretário tem como metas intensificação do policiamento ostensivo em todos os municípios do Estado

por Lucione Nazareth / VG Notícias

O novo secretário de Segurança Pública do Estado, Mauro Zaque, assinou um termo de compromisso com o governador Pedro Taques (PDT), para os 100 primeiros dias de gestão com objetivo de diminuir o número de violência em Mato Grosso.

De acordo com o documento, uma das primeiras metas será realizar até o dia 30 deste mês, um diagnóstico das “zonas quentes” (com maior número de ocorrências) de criminalidade relacionada a roubos e homicídios na região metropolitana do Estado.

Várzea Grande é um dos municípios que faz parte da região metropolitana e em 2014, de acordo com a Polícia Civil, registrou de janeiro até dezembro, 228 homicídios um total de 19 mortes por mês. O número de roubos passou de 3 mil.

Com objetivo de diminuir esse número de ocorrências, o novo governo pretende, também até 30 de janeiro, realizar outro diagnóstico, mas dessa vez para fazer uma lista com os criminosos que mais impactam nos índices de segurança pública. Esse levantamento deve seguir o seguinte critério: ter praticado cinco furtos ou mais, dois homicídios ou mais, duas prisões por tráfico de drogas, dois roubos e delitos de outras naturezas.

O termo de compromisso aponta que serão elaborados estudos de grupos criminosos e “zonas quentes” de criminalidade de maior relevância para a segurança pública (lideranças negativas) nos cinco maiores municípios de Mato Grosso, entre eles Várzea Grande.

Será realizado pela Secretaria de Segurança Pública um diagnóstico quantitativo de penas alternativas aplicadas pelo Poder Judiciário, suas naturezas e percentual de sua respectiva implementação e fiscalização; assim como a interlocução com Associações de Bairros e a sociedade local, para apontarem os maiores problemas enfrentados por eles.

No documento cita que nesses 100 dias será realizado o programa de captação dos policiais para atuarem como polícia preventiva, reforço na Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa de Cuiabá, Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, e as Delegacias de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, e de Repreensão a Entorpecentes, ambas em Cuiabá.

Além disso, o novo secretário tem como metas cumprir plano de reestruturação dos plantões e atendimentos nas delegacias na Polícia Civil, e a intensificação do policiamento ostensivo em todos os municípios do Estado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760