03 de Maio de 2025
03 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
03 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 09 de Abril de 2015, 18:48 - A | A

Quinta-feira, 09 de Abril de 2015, 18h:48 - A | A

Buscas

“Não vamos parar enquanto não pegarmos esse maníaco, é uma questão de honra” afirma delegado sobre estuprador que fez seis vítimas no Estado

“A polícia não parou no feriado, nem no domingo, não estamos parando, não vamos parar enquanto não pegar, é uma questão de honra” afirmou.

por Rojane Marta/VG Notícias

As buscas pelo estuprador Herley Nascimento dos Santos, suspeito de estuprar cinco mulheres e uma criança em Várzea Grande e Cuiabá, não pararam. O delegado adjunto da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Idoso, de Várzea, Claúdio Alvares Sant’Ana, em entrevista ao VG Notícias, afirmou que não descansará enquanto não prender o maníaco.

“A polícia não parou no feriado, nem no domingo, não estamos parando, não vamos parar enquanto não pegar, é uma questão de honra” afirmou.

De acordo com o delegado, o último dado concreto de ataque cometido por Herley dos Santos, ocorreu em 30 de março em Várzea Grande, os demais casos, que tem surgido, não têm ligação com o modo de operar do estuprador.

“Em Mato Grosso, Herley cometeu seis estupros em Cuiabá e Várzea Grande, o último caso dele, que a gente tem de maneira concreta, ocorreu em Várzea Grande, no dia 30 de março, onde ele violentou uma menina de 11 anos no Jardim Glória” destacou.

Herley é foragido do Estado de Rondônia, onde praticou vários estupros com o nome de Célio Roberto. Após, fugiu para o Amazonas onde praticou outra série de estupro com nome de Herley. No Amazonas, ele foi preso em agosto de 2012, e em 25 dezembro de 2012 ele fugiu da cadeia – utilizando uma corda feita com lençol – popularmente conhecida como Maria Tereza.

Segundo o delegado, desde meados de 2013 o maníaco reside em Cuiabá, onde vivia com a esposa e dois filhos em uma residência na região oeste, com o nome de José Carlos. A esposa de Herley tem conhecimento de todos os crimes e tem o acompanhado nas fugas.

“Não está sendo uma investigação fácil, ele é um criminoso conturbado, nossa equipe está 24 horas atrás do Herley, mas ele não é um criminoso qualquer, ele apaga o rastro” enfatizou o delegado.

O erro – Em Cuiabá, o criminoso foi descoberto após utilizar seu nome verdadeiro para locar um veículo. “Em Cuiabá, ele cometeu um erro e foi pego. Ele locou um carro em uma Locadora com o nome de Herley, o qual ele tem passagem pelos crimes de assalto e estupro, e mandado de prisão em Manaus” esclareceu o delegado.

Ao usar documentos falsos, Herley conseguiu ficar um bom tempo sem ser descoberto, ele é considerado um criminoso esperto pela polícia. “Não estamos tratando de qualquer criminoso, ele é muito esperto não deixa rastro, se fosse qualquer criminoso já teria sido preso pela Policia Civil há muito tempo”.

Mesmo assim, o delegado acredita que Herley deve ser preso nos próximos dias. “A gente acredita que ele vai ser preso nos próximos dias. Enquanto não prendermos ele, não vamos descansar”, destacou Sant’Anna.

Indagado sobre a confiança na prisão, o delgado explicou que “se dá por várias informações, que não podes entrar em detalhe para não atrapalhar as investigações”.

Modo de Agir - Todo criminoso tem uma forma de agir, e segundo o delegado a forma de atuação de Herley é por meio de abordagens. “Nossa equipe está investigando ele desde Rondônia, como é o caso dele atuar, ele sempre aborda as vítimas no seu carro, andando na rua, ou ele para o veículo na porta da residência da vítima e desce para pedir informação, sempre armado com arma de fogo”.

Crimes – Estima que desde o começo, por alto,  ele já cometeu 50 estupros contra mulheres, dos 50, todos com armas de fogo, e nenhuma vítima morta.

“Com esse perfil nós já descartamos várias denúncias que estão ocorrendo aqui, virou um pânico na sociedade, muita foto divulgada no Whatsapp e Facebook, fotos com pessoas mortas, mas que pelo perfil da vítima, morta, não é o perfil do Herley, desse maníaco, desde o dia 30 a gente acredita que ele não cometeu mais crime, não há registro de ocorrência nas delegacias da forma de atuação de Herley”.

Segundo o delegado, a polícia acredita que o maníaco fugiu no último crime praticado em Várzea Grande, em 30 de março. “A gente acredita que no último estupro realizado, em 30 de março, ele fugiu, ele ainda pode estar aqui na região metropolitana, como já pode estar no interior. As investigações estão caminhando para descobrir onde ele está” reafirmou.

O maníaco atua de acordo com a oportunidade, há casos em que ele cometeu estupro com penetrações e outros, apenas com sexo oral, por não ter tempo. “Em Cuiabá e Várzea Grande tivemos caso de penetração, assim como casos onde ele obrigou a vítima praticar sexo oral”.

Maníaco – “Em Manaus tem registro do Herley, onde podemos ver que se trata de um maníaco, pois, ele estuprou quatro crianças no interior de seu veículo, ele ficou revezando estuprava uma, deixava três olhando, depois trocava as vítimas, ameaçando com arma de fogo, posteriormente ele levou as quatro na escola e deu conselho, disse ‘eu só estuprei, tem que tomar cuidado não pode andar sozinhas, porque eu só estuprei, mas pode vir um que estupra e mata’” relatou o delegado.

Ainda, segundo informou Cláudio Sant’Anna, Herley é um maníaco pela forma de agir. “Na ocasião da prisão dele em agosto de 2012, ele chorou e afirmou para alguns policiais que queria ficar preso e não sair mais, pois se não ia continuar estuprando porque é mais forte do que ele” contou.

Denúncias falsas – Da última sexta-feira (03.04), até hoje (09.04), o delegado disse que recebeu mais de 200 denúncias falsas, nenhum dos casos tinha ligação com o Herley. “O pânico está formado, muita gente fica desconfiada, é um perfil de um homem normal, de um cuiabano, 1,8 metro, moreno, de 75 a 80 quilos, de 35 anos” declarou.

A polícia não descarta a possibilidade de outros marginais estarem aproveitando a oportunidade da serie de crimes de Herley  para cometer crimes na região e colocar na conta do maníaco.

“Mas nenhum desses crimes tem o perfil do Herley. Ele tem várias passagens por assalto, pelas investigações, a profissão dele é ser assaltante, ele tem o estupro como hobby”.

Apesar de ter várias passagens por roubos nos outros Estados, o delegado afirmou que ate agora em Mato Grosso Herley ainda não praticou o crime de assalto. “Aqui foi só estupro até o momento, ou ele só assalta ou ele estupra, são dois tipos de crime, crimes diversos” disse.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760