Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Santa Cruz do Xingu, a 1.061 km de Cuiabá, resultou na internação provisória de um adolescente de 16 anos, por 45 dias, no Centro de Atendimento Socioeducativo de Barra do Garças. A decisão foi decretada pela Justiça neste sábado (26.07), após representação da Polícia Civil, acolhida pelo Ministério Público.
O menor, que já possui histórico de atos infracionais graves, é apontado como um dos líderes de uma facção criminosa na região e foi apreendido na última quarta-feira (23), durante uma operação policial. Ele é investigado por envolvimento em crimes de tortura, tráfico de drogas e associação criminosa.
Conforme as investigações, o adolescente coordenou a ação que resultou na tortura de um morador, amarrado e espancado com ripas de madeira e fios elétricos durante cerca de uma hora. A violência teria sido motivada por uma dívida de R$ 350 relacionada ao tráfico de drogas.
O grupo criminoso teria feito uma videochamada com a liderança da facção durante a execução do chamado “salve” — punição aplicada por organizações criminosas. No local das agressões, os policiais apreenderam entorpecentes, dinheiro, celulares, uma máquina de cartão e objetos utilizados na sessão de espancamento.
A Justiça considerou a alta periculosidade do adolescente e sua reincidência, incluindo atos anteriores por tráfico, ameaça e resistência. Segundo a decisão, a internação é necessária para manter a ordem pública, interromper o vínculo com o crime organizado e preservar a integridade do próprio menor.
Outros envolvidos continuam respondendo pelos crimes de tortura, sequestro, tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. A Delegacia de Santa Cruz do Xingu segue com as investigações.
Leia também - Mulher é brutalmente agredida e atropelada por ex-companheiro
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).