28 de Maio de 2025
28 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
28 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Polícia Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 11:50 - A | A

Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 11h:50 - A | A

CASO RENATO NERY

Jornalista é preso com munições durante investigação da morte de Renato Nery

O jornalista é suspeito de adulteração de documentos e ligação com os criminosos

Edina Araújo/VGN

O jornalista Cláudio Roberto Natal Júnior foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (26.05), em Cuiabá, após o cumprimento de mandado de busca e apreensão no âmbito das investigações que apuram o homicídio do advogado Renato Nery.

Durante as buscas realizadas em um condomínio no bairro Santa Cruz, policiais civis da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apreenderam diversas munições de calibres 12, 38 e .40.

Diante dos fatos, o jornalista foi conduzido à sede da DHPP, onde foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de munições. Conforme apurado pela equipe de investigação, o suspeito estaria envolvido na adulteração de documentos e no assessoramento a escritórios de advocacia.

Além disso, cerca de 15 dias antes da prisão dos militares acusados de participação no crime, ele teria entrado em contato com a mandante, com o objetivo de providenciar recursos financeiros destinados à contratação de advogados para a defesa dos policiais.

A primeira fase do inquérito policial que apura o homicídio de Renato Nery foi concluída em 09 de maio, com o indiciamento do caseiro de uma chácara em Várzea Grande e de um policial militar, ambos apontados como executores diretos do crime.

Eles foram indiciados pelo crime de homicídio qualificado, em razão da promessa de recompensa e do recurso que impossibilitou a defesa da vítima. As investigações também identificaram um casal, residente no município de Primavera do Leste, como os mandantes do crime.

O homicídio

A motivação do homicídio estaria relacionada a uma disputa por terras. Renato Nery, 72 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo no dia 5 de julho de 2024, em frente ao seu escritório, na capital.

A vítima foi socorrida e submetida a procedimento cirúrgico em um hospital privado de Cuiabá, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito horas após a cirurgia.

Desde o início das investigações, a DHPP realizou diversas diligências, com levantamentos técnicos e periciais, visando esclarecer as circunstâncias da execução do advogado. (Com informação da PJC/MT).

Leia também: Munição do Estado de Mato Grosso foi usada para matar o advogado Renato Nery

Ex-presidente da OAB morto em Cuiabá havia denunciado desembargador de MT afastado pelo CNJ

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760