Um homem de 56 anos foi preso nesta quinta-feira (22.05) por maus-tratos a animais domésticos em uma residência no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande.
A ação faz parte da Operação Sansão, que ocorre de forma contínua em Cuiabá e Várzea Grande, com o objetivo de apurar denúncias e prevenir crimes de maus-tratos, garantindo a dignidade e o bem-estar dos animais.
As investigações começaram após a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) receber informações sobre um cachorro de porte médio em situação de abandono, sem acesso à alimentação e água.
No local, os investigadores encontraram dois cachorros. Uma cadela de porte médio estava amarrada por uma pequena corda, sem acesso à alimentação e água, apresentando estado de magreza extrema e infestação por parasitas.
O segundo animal, um macho de porte médio e pelagem preta, também estava preso por uma pequena corda, impedido de se alimentar e de beber água. O cachorro apresentava magreza acentuada, visíveis dificuldades para caminhar, inchaço na boca e um quadro clínico bastante debilitado.
Diante dos fatos, a equipe da Politec foi acionada para realizar a perícia no local. Os animais foram recolhidos pelo Centro de Zoonoses de Várzea Grande e encaminhados para atendimento e cuidados veterinários.
O responsável pelos animais foi conduzido até a Dema para prestar esclarecimentos. Ele alegou que costumava deixar os animais presos durante o dia e soltos à noite, além de alimentá-los apenas uma vez ao dia. Questionado sobre o inchaço na boca do cachorro, o tutor disse desconhecer a causa.
Após ser ouvido, o suspeito foi autuado em flagrante por crime ambiental de maus-tratos a animais domésticos.
Leia também: Motorista de APP pula do carro em movimento durante assalto
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).