O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta segunda-feira (21.11), “Operação Sesmaria”, que investiga atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos de vereadores.Todas as conduções coercitivas são encaminhadas para sede da Promotoria de Justiça de Primavera do Leste (a 239 km de Cuiabá), onde os envolvidos serão interrogados por organização criminosa, corrupção passiva e ativa, falsa perícia e contra a Lei de Parcelamento do Solo (Lei 6766/79).
Quatro vereadores da Câmara de Primavera do Leste são alvos da operação e foram conduzidos coercivamente: Antônio Marcos, Josafá Martins Barbosa (atual presidente), Estaniel Pascoal (ex-presidente) e Messias Di Caprio. Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia, gabinetes de vereadores e residências, além de empresários, assessores e ex-assessores. Os envolvidos ainda devem ser ouvidos pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Desde às 06 horas de hoje, 28 mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas são cumpridos. Os alvos da operação residem nos municípios de Primavera do Leste e Querência (a 724 km de Cuiabá).
Atualizada em 11h50min - Duas pessoas foram autuadas em flagrante por porte ilegal de munição e ocultação de documentos, durante a "Operação Sesmaria” na manhã de hoje (21), em Primavera do Leste. Sesmaria busca desmantelar uma organização criminosa formada por agentes públicos, advogados e empresários do ramo imobiliário em Primavera do Leste e região. As investigações apontaram atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos de vereadores.
Mais informações serão disponibilizadas conforme o cumprimento dos mandados. (Com MP/MT).
.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).