06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 15 de Setembro de 2015, 16:11 - A | A

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015, 16h:11 - A | A

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Dois ex-secretários de Estado são presos

Há informações que os pedidos de prisão foram decretados pela Delegacia de Combate à Corrupção de Mato Grosso.

Da Redação/ VG Notícias

Foram presos na tarde desta terça-feira (15.09) os ex-secretários de Estado da Casa Civil, Pedro Nadaf e de Fazenda, Marcel de Curs,  em Cuiabá. 

Segundo informações preliminares, o ex- governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) também teve mandado de prisão decretado pela Justiça e é considerado foragido.

Há informações que os pedidos de prisão foram decretados pela Delegacia de Combate à Corrupção de Mato Grosso, na operação "Sodoma". 

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, a operação acontece no âmbito de inquérito policial que investiga uma organização criminosa composta por agentes públicos que ocuparam cargos do alto escalão do Governo do Estado nos anos de 2013 e 2014, e apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos mandados de prisão, de busca e apreensão, e medidas cautelares de monitoramento eletrônico e condução coercitiva. 

De acordo com Fábio Galindo, a operação ocorre no curso da investigação criminal iniciada há mais de quatro meses e está amparada em robusto acervo de provas da participação dos investigados e mediante minuciosa análise de dados e de documentos, dentro das mais modernas técnicas de Inteligência. 

O secretário-geral informa ainda que agentes policiais estão agindo nos estritos termos da Lei e em cumprimento à ordem judicial expedida pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá. 

Atualizada ás 17h10: Os ex-secretários serão encaminhados ainda nesta tarde a Delegacia Fazendária, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. 

Ao prestar depoimento à Delegacia Fazendária (Defaz), o empresário João Batista Rosa, sócio proprietário do Grupo Tractor Partes, confirmou ter pago R$ 2,6 milhões para manter o benefício. João Rosa também é o atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá). 

Segundo o empresário, após pagar a propina milionária, o benefício foi concedido pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Sicme), pasta que era comandada pelo ex-secretário Pedro Nadaf (PR), um dos presos nesta terça-feira (1509) na Operação Sodoma.

De acordo com o depoimento de João Batista, o valor foi pago através de cheques emitidos pelo Grupo Tractor Parts e transferências bancárias, pagamentos negociados com Pedro Nadaf. A juíza Selma Rosane Santos Arruda, titular da 7ª Vara Criminal acatou os pedidos formulados pela Defaz e decretou a prisão de Silval, Nadaf e também de Marcel Souza de Cursi, que era secretário de Estado de Fazenda.

No esquema também é investigado o ex-procurador do Estado, Francisco Gomes Andrade Filho e outros. Ele no entanto, não teve a prisão decretada por Selma Rosane. Os presos estão prestando depoimento à delegada Cleibe Aparecida de Paula, titular da Defaz.


 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760