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Polícia Quinta-feira, 13 de Junho de 2019, 08:42 - A | A

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019, 08h:42 - A | A

"OURO NEGRO"

Defaz cumpre mandados em Poconé contra fraudes em abastecimento de veículos

Izabella Araújo/VG Notícias

PJC/MT

Defaz

 

A Delegacia Fazendária (Defaz) está cumprindo cinco mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (13.06) no município de Poconé (104 km de Cuiabá).

Segundo a Polícia Judiciária Civil (PJC) a operação “Ouro Negro” apura fraudes nos abastecimentos da frota de veículos da Prefeitura Municipal.

Quatro buscas são realizadas na Prefeitura e 1 mandado na cidade de Uberlândia (MG), em uma empresa.

A ação, inserida no inquérito policial 098/2018, apura fraude, praticada entre os anos de 2017 e 2018, no sistema de gerenciamento de abastecimento da frota municipal, com inserção de dados falsos, por meio de registros de abastecimentos fictícios dos veículos (não efetivamente realizados), em total desconformidade com a média de consumo (km rodado).

Segundo a PJC, a investigação aponta que os veículos apresentavam quantidade superior a capacidade do tanque de combustível e até mesmo com combustível diferente do utilizado pelos carros oficiais.

Conforme o delegado da Defaz, Sylvio do Vale Ferreira Junior, a fraude tem a participação de funcionários públicos municipais, do proprietário e dos funcionários do posto de combustível credenciado e da empresa Trivale, responsável por gerenciar os abastecimentos da frota municipal de Poconé.

A operação busca apreender documentos e computadores que possam comprovar indícios de crimes contra a administração pública, peculato e organização criminosa contra a Prefeitura de Poconé. (Com PJC/MT). 

Outro lado: 

Nota de esclarecimento – Operação "Ouro Negro"

Com relação à operação denominada "Ouro Negro", deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (13) sobre supostas irregularidades no abastecimentos da frota de veículos da Prefeitura de Poconé (MT), a ValeCard, empresa prestadora de serviços na área de meios de pagamentos, benefícios e gestão de frotas, esclarece que não tem ingerência sobre os beneficiários e valores creditados nos cartões, função esta que fica a cargo da empresa ou órgão público contratante. A ValeCard informa ainda que, embora funcione no formato de auto-gestão, o seu sistema de pagamentos conta com uma série de mecanismos que visam coibir fraudes.

No caso em questão, a ValeCard prestou serviços à Prefeitura mato-grossense no período de 12 de junho de 2017 a 12 de junho de 2018. Atualmente, o referido contrato encontra-se bloqueado devido ao fim do período de vigência, e não há nenhum outro contrato ativo com a Prefeitura de Poconé.

A ValeCard está colaborando com as autoridade e fornecendo todas as informações e documentos solicitados.

Por fim, a empresa coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos.

 ValeCard.

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