Na madrugada deste domingo (06.07), doze motoristas foram detidos em Cuiabá por dirigirem sob efeito de álcool, durante duas ações simultâneas da Operação Lei Seca. Três desses condutores acumulavam outras infrações, como a ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desobediência à ordem policial e dano ao patrimônio, circunstâncias que tornam as penalidades ainda mais severas.
As abordagens ocorreram entre 3h e 5h da manhã nas avenidas XV de Novembro e Carmindo de Campos, localizadas nos bairros Porto e Shangrilá. Ao todo, foram realizados 106 testes de alcoolemia e 104 veículos foram fiscalizados, resultando na emissão de 66 autos de infração. As operações também culminaram na remoção de 38 veículos — 35 automóveis e 3 motocicletas.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), a multa para quem dirige sob efeito de álcool é de R$ 2.934,70, podendo dobrar em caso de reincidência. Outras irregularidades, como falta de habilitação ou documentação vencida, agravam a infração, elevando o valor das penalidades e podendo resultar em sanções criminais.
As ações foram coordenadas pela Sesp, via Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com apoio de forças de segurança e trânsito, incluindo BPMTran, Deletran, Detran, Politec, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Semob. (Com informação da SESP).
Leia também - Jovem é agredido por grupo durante festa da Expomatupá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).