06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 15 de Setembro de 2015, 16:45 - A | A

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015, 16h:45 - A | A

Procura-se

Com mandado de prisão em aberto, Silval Barbosa está foragido da Justiça

Quem souber informação do paradeiro do ex-governador pode ligar e denunciar pelos telefones 197 da Polícia Civil ou 190 da Polícia Militar.

Rojane Marta/VG Notícias

O ex-governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) é considerado foragido da Justiça, desde a tarde desta quarta-feira (15.09) após deflagração da Operação Sodoma, em que teve seu mandado de prisão decretado pela juíza Selma Rosane Santos, da Vara de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá.

A operação foi deflagrada pelo grupo operacional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), força-tarefa permanente composta pela Delegacia de Combate à Corrupção, Ministério Público Estadual, Secretaria de Fazenda de Mato Grosso e Procuradoria Geral do Estado, com apoio do Sistema de Inteligência do Estado.

De acordo com a assessoria de Segurança Pública do Estado, a operação investiga uma organização criminosa composta pelo ex-governador e ex-secretários do Estado, pela prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro nos anos de 2013 a 2014.

Mandados de prisão, de busca e apreensão, e medidas cautelares de monitoramento eletrônico e condução coercitiva estão sendo cumpridos. Até o momento já foram presos: os ex-secretários de Fazenda Pedro Nadaf e Marcel Souza de Cursi.

Vale destacar, que na tarde desta terça, Silval deveria comparecer na Assembleia Legislativa do Estado, para prestar depoimento na CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal, mas, não compareceu. No local a delegada Alana Cardoso, da Delegacia Fazendária estava presente para cumprir o mandado de prisão contra  o ex-governador.

Quem souber informação do paradeiro do ex-governador pode ligar e denunciar pelos telefones 197 da Polícia Civil ou 190 da Polícia Militar.

Operação Sodoma - O nome da operação é uma referência à cidade de Sodoma, que foi destruída em razão dos elevados níveis de corrupção praticada pelos seus moradores.

Outro lado: Em entrevista ao VG Notícias, o advogado de Silval, Francisco Faiad afirmou que o ex-governador não sabia do mandado de prisão, e não compareceu a AL na tarde desta terça-feira (15.09) porque os parlamentares avisaram que haveria uma reunião com o MP.

Ainda segundo Faiad, eles analisarão se o peemedebista se apresentará a Justiça, e que Silval deve estar “por aqui” ainda.

“Nós queremos saber qual motivo desses mandados, estou no fórum”.

Mandados - Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos ex-secretários Pedro Jamil Nadaf, Marcel Souza de Cursi e do ex-governador Silval da Cunha Barbosa, além da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), NBC Assessoria Consultoria e Planejamento e Invest, e ainda nas residências de três parentes dos suspeitos, que foram conduzidos coercitivamente até a Delegacia de Combate à Corrupção para prestar declarações.

A ação faz parte da Operação Sodoma, deflagrada nesta terça-feira (15.09) pela Delegacia de Combate à Corrupção, Ministério Público Estadual, com apoio do Sistema de Inteligência do Estado.

Além dos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, foram cumpridas duas medidas cautelares restritivas, conhecidas como monitoramento eletrônico, em desfavor de Karla Cecília de Oliveira Cintra e Silvio Cezar Correa Araújo.

A investigação criminal iniciou-se há mais de quatro meses e está amparada em robusto acervo de provas da participação dos investigados, conclusão obtida mediante minuciosa análise de dados e de documentos, dentro das mais modernas técnicas de Inteligência. 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública ressalta que os agentes policiais estão agindo nos estritos termos da Lei e em cumprimento às ordens judiciais expedidas pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá. 

As ações da Operação Sodoma foram chefiadas pelos delegados da Delegacia de Combate à Corrupção, com apoio do efetivo e logística das demais unidades especializadas das polícias Civil e Militar, além de toda a estrutura da Secretaria de Segurança Pública. 

O nome da operação é uma referência à cidade de Sodoma, que foi destruída em razão dos elevados níveis de corrupção praticada pelos seus moradores. 

Atualizada em 20h40min - Quando os policiais chegaram ao Edifício Riviera, no Jardim das Américas, próximo ao Shopping Três Américas, residência do casal Barbosa, a ex-primeira-dama Roseli Barbosa ficou sabendo que estavam subindo no apartamento, ela tentou sair pela garagem, mas foi surpreendida e foi obrigada a retornar e acompanhar a busca e apreensão.

Até o momento o ex-governador Silval Barbosa não se apresentou à Polícia.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760