Com uma trajetória de quase 50 anos e atuação em áreas de negócios que se complementam, a AMAGGI, maior empresa brasileira de grãos e fibras, celebra o Dia do Agricultor em ritmo de expansão. A companhia avança estrategicamente com as plataformas de originação de grãos e insumos para os estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná e São Paulo, reforçando sua presença nacional e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do agronegócio.
Fundada em 1977, a AMAGGI atua em quatro áreas prioritárias: Agro, Commodites, Logística e Operações e Energia, cobrindo todas as etapas da cadeia produtiva do setor em que atua. Com sede em Cuiabá, a empresa possui fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidrelétricas.
Com operações já bem consolidadas em Mato Grosso e no Norte do país, além de parcerias por meio de joint ventures em cidades e regiões estratégicas como Santos, Paranaguá, Tapajós e Matopiba, agora o foco da AMAGGI é intensificar os negócios em outros estados, em especial no Sul e Sudeste, com a presença de equipes altamente preparadas para atender os produtores rurais locais.
“Abrimos essas unidades para levar aos agricultores as melhores soluções para a lavoura, antes do plantio, durante a produção e após a colheita. Entendemos as necessidades dos produtores, pois também somos produtores rurais e temos a oferecer o que há de melhor no mercado”, disse Marcelo Machado, diretor de Originação e Insumos.
A chegada da empresa em Minas Gerais já tem gerado impactos positivos. A produtora rural Cristiane Castro, de Uberlândia, destaca. “A minha avaliação é a melhor possível, porque além de ser um grande nome no mercado mundial, a AMAGGI trouxe novas oportunidades e frentes de trabalho para o produtor rural da nossa região”.
No Paraná, em 2025, a empresa arrematou um terminal portuário em Paranaguá, o que vai reforçar o escoamento dos grãos originados e produzidos pela companhia.
“A expansão da atuação da AMAGGI é planejada e conduzida de maneira sustentável, coordenada e estratégica, com estudos de mercado e mapeamento de oportunidades. Mantemos o foco na sinergia dos nossos investimentos e na busca constante pela excelência em gestão, contribuindo para a evolução do agronegócio brasileiro”, afirma Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI.
Crédito: Acervo AMAGGI
A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,3 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão. A companhia mantém uma base de relacionamento comercial com aproximadamente 6 mil produtores rurais e, em 2024, comercializou cerca de 19 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.
Além da presença física em todas as regiões do Brasil, a AMAGGI também investe em soluções digitais. A plataforma Amaggi On, que completa dois anos neste Dia do Agricultor, 28 de julho, é voltada para o e-commerce de grãos, sementes e insumos como defensivos agrícolas e fertilizantes. Ele conecta o agricultor à tecnologia, oferecendo mais agilidade e eficiência para o dia a dia do produtor rural.
Confira a homenagem da AMAGGI no Dia do Agricultor:
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).