Na edição deste ano da Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), um dos focos prioritários do Fórum dos Setores Produtivos é o desafio de criar um ambiente mais atrativo para o investimento de capital privado em Cuiabá e Mato Grosso. O tema norteou o primeiro dia do congresso técnico, na segunda (14.07), reunindo empresários, investidores, líderes setoriais e políticos.
Pela manhã, os participantes conheceram mais a fundo a InvestMT, agência estadual de promoção de investimentos criada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em 2024 e em operação desde junho deste ano.
O secretário César Miranda explicou que a ideia da agência surgiu em 2019. “Hoje, a InvestMT é realidade e aproveitamos o protagonismo do nosso setor produtivo como argumento”, disse. Mirael Praeiro, presidente da Invest MT, destacou ainda o apoio institucional que a agência tem recebido da Fiemt, Famato, Fecomércio, MT Par e Imac. “Essa união das entidades do setor produtivo mato-grossense contribuiu para o nosso trabalho, cujo foco é transformar oportunidades em resultados para os municípios”, pontuou.
Além disso, Miranda explica que outro cartão de visitas de Mato Grosso é o investimento feito pelo Governo do Estado em educação, infraestrutura e ambiente de negócios. “Aplicamos 20% da receita na educação, temos melhorias fiscais e estamos executando obras estratégicas, como os 6 mil km de asfalto novo em todo o estado e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres, que já está operando”, citou.
Na ocasião, o TSX Group, conglomerado brasileiro especializado em projetos estratégicos, apresentou na prática como avançar na atração de novos investimentos. “Metodologias usadas, por exemplo, na Minas Invest, agência de Minas Gerais, podem ser adaptadas para Mato Grosso para que os empresários e o setor público estruturem um ambiente sustentável e acessível ao pequeno e médio empreendedor”, explicou Paulo Eduardo Pinto, CEO do TSX Group.
De acordo com Fernando Medeiros, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, a prefeitura municipal tem planos para aquecer o ambiente de negócios da capital. “Inspirados em modelos como a Minas Invest, que atraiu R$ 74 bilhões em 2023, queremos estruturar uma agência eficiente e moderna chamada Cuiabá Invest”, revelou.
“Estamos entrando em uma nova fase em Cuiabá. Estamos levando a formação empreendedora para as escolas municipais e construindo políticas públicas para a geração de renda”, endossou o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini.
Ex-senador e líder empresarial, Cidinho Santos participou de mesa redonda do Fórum dos Setores Produtivos e contribuiu com seu diagnóstico sobre o ambiente empresarial mato-grossense. “Hoje, nosso principal gargalo é a falta de mão de obra qualificada. Isso tem prejudicado o avanço mais intenso da industrialização. Além de qualificação, investimentos em habitação são fundamentais para fixarmos os trabalhadores no nosso estado”, sugeriu.
Vice-governador e produtor rural, Otaviano Pivetta relembrou a trajetória de desenvolvimento em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, reforçando que gestão fiscal eficiente e valorização dos professores foram fundamentais para os bons resultados. “A agroindustrialização é o caminho para consolidar o progresso sustentável de Mato Grosso, e isso requer um estado eficiente e uma boa educação pública”, afirmou.
Programação. O Fórum dos Setores Produtivos segue nesta terça (15) com cinco palestras. Às 16h, o tema é “Boi na Bolsa: como ser estratégico?”, com Rafael Reginato Ávila, do Senar-MT. Às 17h, o agroinfluencer José Marcus falará sobre “Coisas de criança? Então vem ver o que faço na roça!”, e, às 17h40, será a vez de Vanessa Chiamulera, do movimento Agroligadas, se apresentar falando sobre “A gestão que gera valor: um novo olhar para o agro brasileiro”.
Em seguida, às 18h20, o tema “Clima, produção animal e cidades: como comunicar sem cair em extremos?” será abordado por Lucas Oliveira de Souza, professor doutor da UFMT. Às 19h, o assunto será “Produção animal com baixa pegada de carbono: mito, realidade ou caminho possível?”, com o professor Luciano da Silva Cabral, também da UFMT.
A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).