A torcida organizada do Mixto Esporte Clube, Torcida Boca Suja, emitiu uma nota nesta segunda-feira (27.01) exigindo providências da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF/MT) sobre os horários escolhidos para os jogos. O posicionamento foi compartilhado após o “Clássico de Milhões”, entre o Operário Futebol Clube e o Mixto, no sábado (25), às 15h30.
“Os torcedores foram submetidos a uma temperatura de 35°C, com sensação térmica próxima dos 40°C”, diz trecho da nota. Os horários das partidas são escolhidos pela FMF/MT e pela TV Centro América (TVCA), responsável pela transmissão dos jogos.
Na avaliação da diretoria da Boca Suja, a necessidade financeira dos clubes faz com que eles acabem reféns desse contrato televisivo, sem poderem questionar ou modificar os horários das partidas, que, além de ser prejudicial aos torcedores, também afeta jogadores e comissões técnicas.
Segundo a tabela do campeonato, dos quatro jogos do Mixto que serão disputados em casa, na primeira fase, três serão disputados no mesmo horário.
Outro exemplo é a partida contra o Cuiabá Esporte Clube, realizado na Capital, no dia 18 de janeiro, também às 15h30. Na avaliação da torcida, a situação reforça o padrão prejudicial imposto pela FMF e TVCA.
“Exigimos que @tvcentroamerica e @fmfmt_oficial revejam essa política e considerem horários mais adequados para os jogos, priorizando o bem-estar e a segurança dos torcedores”.
A partida entre Operário e Mixto contou com a presença dos prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, Abilio Brunini (PL) e Flávia Moretti (PL). O jogo terminou em 1 a 1 e era válido pela quarta rodada do Campeonato Estadual. Leia matéria relacionada - Clássico dos Milhões termina empatado e mantém invencibilidade de Mixto e Operário VG
Confira nota completa na íntegra
Nota Oficial – Torcida não é figurante: basta de jogos em horários desumanos!
A Torcida Boca Suja, a maior e mais tradicional organizada do estado de Mato Grosso, vem a público expressar sua indignação com a imposição de horários prejudiciais aos torcedores nos jogos do Campeonato Mato-Grossense.
No último confronto entre Mixto e Operário, realizado às 15h30, os torcedores foram submetidos a uma temperatura de 35°C, com sensação térmica próxima dos 40°C, evidenciando o total descaso da TV Centro América (TVCA) e da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) com aqueles que verdadeiramente sustentam o futebol: os torcedores. Famílias inteiras, incluindo crianças e idosos, enfrentaram condições desumanas para assistir ao jogo, sofrendo com o calor extremo e a exposição prolongada ao sol.
Infelizmente, os clubes, por necessidade financeira, acabam reféns desse contrato televisivo, sem poder questionar ou modificar os horários das partidas. Quem paga o preço é o torcedor, obrigado a suportar um ambiente hostil para acompanhar seu time do coração. E não são casos isolados: dos quatro jogos em casa do Mixto na primeira fase, três serão disputados neste horário desumano, prejudicando não apenas a torcida, mas também os jogadores e toda a comissão técnica.
Além disso, no duelo contra o Cuiabá, realizado na capital, mais uma vez a partida foi marcada para as 15h30, reforçando o padrão prejudicial imposto pela TVCA e pela FMF, sem qualquer consideração pelo bem-estar dos envolvidos.
A Boca Suja fala com propriedade. Em 2024, fomos a única torcida organizada presente em todos os jogos do Mixto, dentro e fora de casa, enfrentando as grandes distâncias do nosso estado para apoiar o Alvinegro. Somos a torcida que mais prestigia o clube, e justamente por isso, não podemos nos calar diante dessa falta de respeito com o público mato-grossense.
Exigimos que @tvcentroamerica e @fmfmt_oficial revejam essa política e considerem horários mais adequados para os jogos, priorizando o bem-estar e a segurança dos torcedores. O futebol mato-grossense precisa ser pensado para quem realmente faz a festa e mantém os clubes vivos: a sua torcida!
Leia também - Cuiabá e Primavera empatam em 1 a 1 em jogo disputado no Cerradão
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).