24 de Julho de 2025
24 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
24 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Esportes Quarta-feira, 23 de Julho de 2025, 11:18 - A | A

Quarta-feira, 23 de Julho de 2025, 11h:18 - A | A

Polêmica interna

Estafe de De la Cruz critica médico do Flamengo e classifica atitude como antiética

Médico afirmou que atleta de uma lesão “crônica e irreparável” e criticou a contração

Nicolle Ribeiro/VGN

O estafe do meio-campista uruguaio Nicolás De la Cruz se manifestou nesta terça-feira (22.07) após o vazamento de uma mensagem atribuída a José Luiz Runco, chefe do departamento médico do Flamengo, em um grupo de WhatsApp com figuras ligadas à política Rubro-Negra, na qual ele critica a contratação do atleta.

Na mensagem, Runco afirma que De la Cruz possui uma lesão “crônica e irreparável” no joelho direito e que, caso haja necessidade de venda do jogador, o time que o comprar deve ter um motivo que não seja utilizá-lo em alto nível competitivo.

Por meio de nota, a equipe do atleta afirmou ter sido pega de surpresa com a declaração e classificou a atitude como antiética. Além disso, informou que entrará em contato com a diretoria do clube para saber se foi um posicionamento pessoal do médico ou da instituição como um todo.

“Fomos pegos de surpresa com esta declaração do diretor médico do clube. Primeiramente, não é uma atitude correta, nem ética, de um profissional que já passou pela Seleção. Vamos procurar entender com o clube se esse posicionamento é do médico individualmente ou do clube como instituição e, logo, analisaremos as medidas cabíveis a serem tomadas”, diz trecho da nota.

Para rebater as críticas, a estafe também ressaltou os números do jogador em campo. Em 2024, De la Cruz atuou em 41 partidas pelo Flamengo e oito pela Seleção Uruguaia, sendo titular absoluto na Copa América.

“Nico atuou em 41 partidas pelo Flamengo e oito pela seleção do Uruguai, sendo titular absoluto na Copa América, totalizando 49 jogos – apenas sete a menos que os dois atletas mencionados. Se vamos falar de capacidade de atuar em futebol competitivo, vamos trazer à luz esses dados. Não são opiniões, são fatos!”, concluiu a equipe do jogador.

Após as declarações polêmicas de Runco, o compatriota Arrascaeta publicou uma imagem com Nico, em tom de apoio. O camisa 18 também se pronunciou nas redes sociais, com a mensagem: “Nunca deixe que ninguém te diga que você não pode fazer algo”.

Segundo boletim divulgado pelo Flamengo nesta terça-feira (22), o jogador será submetido a um “trabalho especializado” para aumentar sua sequência de jogos no segundo semestre. Ele não foi relacionado para a partida contra o Fluminense, nem contra o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (23).

O Flamengo, por meio de nota, afirmou que não irá se pronunciar sobre declarações extraídas de conversas privadas e pessoais, sejam elas verdadeiras ou não.

Confira notas

Veja a nota do estafe de De la Cruz

"Na verdade, fomos pegos de surpresa com esta declaração do Diretor Médico do clube. Primeiramente, não é uma atitude correta, nem ética, de um profissional que já passou pela Seleção Brasileira.

Vamos procurar entender com o clube, se esse posicionamento é do médico individualmente ou do clube como instituição e, logo, analisaremos as medidas cabíveis a serem tomadas.

Agora gostaríamos de iluminar outros fatos públicos e notórios.

Na temporada de 2024, Gerson e Fabrício Bruno, foram os dois jogadores de linha que mais atuaram pelo Flamengo, 56 jogos cada um. Nenhum dos dois tinham vaga constante na Seleção Brasileira na época.

Nico, na temporada de 2024, atuou 41 jogos pelo Flamengo e 8 jogos pela seleção do Uruguai, sendo titular absoluto na Copa América. Ficou de fora apenas um jogo devido a uma suspensão por cartão. Totalizando 49 partidas. Sete jogos a menos que Fabricio Bruno e Gerson. Isso, sem contar a ausência em viagens a serviço da Celeste.

Nico De La Cruz é jogador de Copa do Mundo, defende a seleção uruguaia ao lado de atletas que jogam em gigantes da Europa, campeão da Copa Libertadores pelo River Plate, da Argentina, conquistou títulos pelo Flamengo, como a Copa do Brasil de 2024, Supercopa 2025 e duas vezes campeão carioca.

Se vamos falar de capacidade de atuar em futebol competitivo, vamos trazer à luz esses dados. Não são opiniões, são fatos! E contra fatos não há argumentos!".

Veja a nota do Flamengo

"O Flamengo não comentará declarações extraídas de conversas privadas e pessoais, normalmente fora de contexto e, em alguns casos, obtidas por meio de condutas criminosas — sejam elas verdadeiras ou não. O clube segue focado em seus objetivos esportivos neste segundo semestre, mantendo o compromisso com um ambiente profissional e responsável."

Leia também - Pedro volta, marca no Fla-Flu e desabafa: “Mexeu com meu emocional”

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760