25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2012 Sábado, 14 de Julho de 2012, 09:00 - A | A

Sábado, 14 de Julho de 2012, 09h:00 - A | A

Cuiabá

Advogados deixam eleições da OAB/MT para formar composições políticas e disputar Palácio Alencastro

Os advogados entraram nestas eleições, apontados por alguns analistas políticos como “grata surpresa”.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

As eleições municipais de Cuiabá deste ano terão o reforço dos militantes da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Mato Grosso (OAB/MT), são eles: Francisco Faiad (PMDB) – vice de Lúdio Cabral (PT), e João Celestino (DEM) – vice de Guilherme Maluf.

Os advogados entraram nestas eleições, apontados por alguns analistas políticos como “grata surpresa”. Eles despontaram após desistência das candidaturas próprias dos democratas - que tinha o ex-prefeito Roberto França e dos peemedebistas que chegaram lançar as pré-candidaturas do empresário Dorileo Leal e do ex-vereador Totó Parente.

Eles, que já vinham articulando os caminhos das eleições deste ano da Ordem, passaram agora a ter papel de grande importância, principalmente para os candidatos Guilherme Maluf (PSDB) no caso Celestino e para Lúdio Cabral (PT), no caso Faiad, na disputa eleitoral rumo ao Palácio Alencastro.

Francisco Faiad já foi presidente da OAB/MT por duas gestões, em 2004 a 2006 e de 2007 a 2009. Ele vem para o pleito ao lado de Lúdio com um pouco mais de experiência, já que ele está há 30 anos filiado ao PMDB e já ajudou o partido em outras eleições e foi vereador entre 89 e 92 por Alta Floresta.

“Já tenho uma bagagem na política, participei de muitas campanhas políticas neste período que estou filiado. Ao mesmo tempo em que fiquei atuante na Ordem, sempre continuei ativo dentro do meu partido e nunca deixei de ajudar minha sigla”, colocou Faiad.

No caso de João Celestino, ele é um estreante em campanha eleitoral. Ele se filiou aos democratas no ano passado, a pedido do presidente do diretório municipal, Leonardo Leão, que é cunhado dele. Entretanto, devido as suas lutas dentro da Ordem – que este ano tinha o seu nome cotado para disputar a presidência da OAB/MT, e das eleições perante o órgão que esteve sempre engajado, acredita que deve ajudar nessa disputa à Prefeitura de Cuiabá.

“Eu me filiei ano passado, está é minha primeira campanha direita na política fora da Ordem dos Advogados. Mas sempre estive envolvido nas eleições da Ordem e acredito que isso pode me ajudar na campanha ao lado do Maluf, além de tudo, nós do partido estamos focados em ajudar Guilherme nesse pleito e isso no final vai fazer a diferença”, disse Celestino.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760