26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Economia Quarta-feira, 18 de Junho de 2014, 16:10 - A | A

Quarta-feira, 18 de Junho de 2014, 16h:10 - A | A

Procon

Bares de Cuiabá são fiscalizados após suposta cobrança abusiva na Copa

Clientes denunciaram cobranças abusivas em bares da capital. Alguns estabelecimentos cobram taxa de entrada aos torcedores no período.

G1.com

A chegada de milhares de turistas em Cuiabá para assistir aos jogos da Copa do Mundo aumentou o faturamento de bares e restaurantes da cidade. No entanto, alguns deles se aproveitam para explorar os clientes, conforme denúncias feitas ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Por causa disso, o Procon tem feito uma fiscalização para evitar práticas abusivas.

Em alguns estabelecimentos, estruturas de ferro foram colocadas para controlar a entrada de clientes. Em alguns locais a barreira serve para cobrar a entrada dos torcedores. "Me disseram que tem lugares cobrando até R$ 80 para entrar", disse o comerciante Gustavo Rodrigues, ao pontuar que acha a cobrança abusiva.

Como os bares não costumavam fazer essa cobrança, a prática é considerada abusiva pelo Procon e fere o previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o espaço criado para controlar a entrada de pessoas fica na calçada, impedindo a passagem dos pedestres. "Acaba havendo tumulto na rua, porque as calçadas estão ocupadas", disse a publicitária Jéssica Leite Lino.

O Procon informou que tem recebido denúncias de turistas e consumidores. Por isso, passou a monitorar bares e restaurantes de Cuiabá. Até o final do período da Copa, várias fiscalizações estão sendo feitas. As irregularidades geraram processos que podem resultar em multa aos estabelecimentos.

Durante a fiscalização, os agentes conversam com os clientes e avaliam o atendimento. Outras práticas abusivas já foram constatadas. "Antes de ingressar no bar, o consumidor tem de saber quanto vai pagar", disse a fiscal de Defesa do Consumidor Eliziane Guibor.

Para evitar esse tipo de situação, a alternativa encontrada por muitos torcedores estrangeiros e brasileiros foi comemorar fora dos bares. Essa foi a opção do administrador de empresas, Achille Lambos. Ele contou que ele e os amigos compraram cerveja e ficaram do lado de fora.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760