A vacinação contra a febre aftosa iniciou em Mato Grosso com objetivo de imunizar bovinos e bubalinos de toda as idades, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Essa fase da vacinação segue até novembro.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a expectativa é imunizar em todo país cerca de 170 milhões de animais, até o final de novembro.
Leia Mais
Cinco municípios de MT viram zona livre de vacinação da febre aftosa
“As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina”, diz trecho de nota do Ministério.
Segundo o Governo, além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser realizada de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.
Em Mato Grosso
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que em Mato Grosso mais de 400 mil cabeças – de um total de 30 milhões, estão incluídas na zona livre de febre aftosa sem vacinação. Os animais estão nos seguintes municípios: Rondolândia (1.100km de Cuiabá), parte dos municípios de Colniza (1.080km de Cuiabá), Comodoro (640km de Cuiabá) e Juína (784km de Cuiabá).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).