15 de Junho de 2024
15 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022, 13:20 - A | A

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022, 13h:20 - A | A

Outubro Rosa

UPA Ipase atende mulheres com horário estendido para exame de CCO e mamografia

Primeira-dama disse que espaço foi idealizado para atender aquelas mulheres que trabalham o dia todo

Gislaine Morais/VGN

A primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat, em entrevista ao , na manhã desta quarta-feira (19.10), falou sobre a importância de as mulheres procurarem atendimento médico para realizar os exames de coleta de CCO e mamografia todos os anos.

Durante a inauguração simbólica do anexo da campanha “Outubro Rosa”, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase, Kika frisou que o espaço, com horário estendido, foi idealizado para atender aquelas mulheres que trabalham o dia todo e não conseguem procurar os postos de saúde, no horário de expediente.

Para a primeira-dama, é muito importante que as mulheres tirem um minutinho para elas, pois todos sabem que a mulher não tem de dar conta de duas ou três coisas, mas sim, de cinco a 10 coisas ao mesmo tempo, e a acaba sempre se deixando para depois.

“E nesse se deixar para depois, a gente esquece esses exames. O CCO é um exame tão simples, mas que realmente salva-vidas. O câncer de colo de útero, assim como o de mama, se descoberto precocemente e tratado precocemente, a chance de sobrevida dessa mulher é enorme. Então elas precisam se conscientizar e realizar esses exames”, disse.

Kika ressaltou, que durante todo ano as unidades de saúde da cidade disponibilizam esses exames, mas segundo ela, nesse mês de outubro, eles massificam a informação, para poder levar o conhecimento e ampliar as possibilidades de acesso a esses exames tão importantes para saúde da mulher.

Dorilêo reforçou que no dia 25 deste mês, a Prefeitura, juntamente com o MT Mama, realizará um evento para massificar ainda mais essas informações. Segundo ela, o local ainda não foi definido, mas logo deve ser anunciado.

“Vemos que mesmo que todo ano tenho o “Outubro Rosa”, muitas mulheres não têm essa informação. Então queremos massificar a importância desses exames, mamografia e coleta da CCO", concluiu a Kika Dorilêo.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, disse que a ideia foi aproveitar o espaço, por ser bem localizado, e tentar atrair as mulheres e conscientizá-las da importância dos exames. Segundo ele, o comparecimento das mulheres tem sido satisfatório. Ele disse que nesta quarta (19) foi uma inauguração simbólica e o atendimento começou as 08 e vai até as 17 horas, mas lembrou que os plantões são duas vezes na semana, terça e quinta das 17 às 22 horas.

No local é feita a triagem, onde a paciente afere a pressão, temperatura e glicemia. Nos consultórios, as mulheres podem realizar o exame preventivo da CCO, assim como testes rápidos de sífilis e hepatite B e C, além da solicitação de mamografia.

O exame da CCO, idealizada por George Papanicolaou possibilita o rastreamento do carcinoma cervical e a detecção de lesões pré-cancerosas e o tratamento precoce, resultando em queda nas taxas de mortalidade na população submetida ao rastreamento sistemático.

Leia também

Reformado e ampliado, CMEI Nair Sacre em VG começa receber alunos nesta segunda (31)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760